Palestras na Escola marcam a Semana da Saúde e Nutrição

A obesidade infantil é um problema de saúde pública que vem crescendo a cada ano. Segundo a ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade, a obesidade atinge 16% das crianças de 5 a 9 anos, e 20% dos adolescentes no Brasil.

Com base nesse estudo e pelo fato de que no município de União do Oeste, também existe o problema de obesidade, nesta sexta – feira (12) em comemoração a Semana da Saúde e Nutrição, foram realizadas palestras para alunos e professores da rede municipal de ensino. Sob a coordenação da nutricionista da secretaria municipal de saúde, Catiane Zamarchi, as orientações e informações repassadas aos alunos, buscaram conscientizar e alertar sobre a importância da alimentação saudável, boas práticas de higiene pessoal e as atividades físicas realizadas diariamente ou regularmente. "É preciso realizar atividades de prevenção e promoção à saúde com mais frequência, e não apenas tratar a doença já existente ou quando aparecer. Só assim obteremos melhores resultados na construção de uma população mais sadia e feliz" diz Catiane.

Conforme a nutricionista, a nutrição é fator essencial na manutenção da saúde. Os hábitos alimentares, ou seja, os tipos de alimentos escolhidos pelas pessoas para fazer parte de sua dieta diária, bem como, o modo de prepará-los, são de grande importância. Lembra que além das orientações repassadas na escola, os pais devem colaborar e estarem comprometidos com a saúde dos filhos, pois, é em casa que a criança passa a maior parte do tempo e faz as principais refeições. Destaca que a alimentação, higiene e a atividade física devem ser orientadas e acompanhadas desde os primeiros anos de vida da criança, preparando – as para terem uma vida saudável em todas as fases de suas vidas.

As palestras foram realizadas na Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti, no período da manhã e da tarde. A diretora de educação, Lúcia Steffens Soletti, parabenizou a iniciativa e a atuação da nutricionista Catiane. Segundo Lúcia, esses eventos complementares também enriquecem e contribuem para o crescimento das crianças, uma vez que, a saúde é o principal bem que cada ser humano deve ter e preservar.

Ouça a reportagem – AUDIO ENTREVISTA