APRESENTAÇÃO

COLONIZAÇÃO
A colonização começou por volta do ano de 1947, com a vinda das primeiras famílias de colonos, oriundo do estado do Rio Grande do Sul, muito antes porem a região era povoada por caboclos que em conjunto fundaram a comunidade de Linha São Luiz. E através da Lei Estadual n.º 4.137 de 18/01/1968, foi criado o distrito de São Luiz, pertencente ao município de Coronel Freitas %u2013 SC.

FUNDADORES DO MUNICÍPIO
O município de União do Oeste, foi fundado depois de muita luta, reuniões viagens e encontros, de uma incansável equipe de Pro %u2013 emancipação que estava assim constituída: Presidente Sr. Helio Paulini, Vice Sr. Roque Tessaro, Primeiro Secretario Ademir Dal Bianco, Segundo Secretário João Feliciano Ostrowski, Primeiro Tesoureiro Adelir Paulino Anzilieiro, Segundo Tesoureiro Armando Garshal, Conselho Fiscal, Zabelito Smaniotto, Vilmar Jose Albertti e Domingos Guaragni, Suplementes do Conselho Fiscal: Gomercindo Daniel, Arcis Francisco Grando, não podemos esquecer que esta equipe foi apoiada pela maioria da população, lideranças políticas e comunitárias, que também lutaram para que União do Oeste fosse hoje uma realidade.

RAZÃO DO NOME
O nome União do Oeste, surgiu devido a um acordo entre as principais lideranças, dos distritos de São Luiz e Jardinópolis, formando assim uma única comunidade, daí a razão do nome, que o povo confirmou através de plebiscito realizado posteriormente.

DATA DE EMANCIPAÇÃO
O município de União do Oeste, foi criado com amparo na Lei n.º 1.104/68, no dia 04 de janeiro de 1988 e sua instalação deu-se no dia 01 de junho de 1989, no salão comunitário na sede do município.