Informações Gerais

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

 

1 – Programa de Silagem

Para participarem e receberem o auxílio financeiro da Prefeitura, os produtores devem fazer a inscrição e também solicitar a medição das áreas colhidas, junta à Secretaria Municipal de Agricultura com a servidora Liliane Matiello.

Atenção: Logo após a colheita deve solicitar a medição ( Prazo de 30 dias)

Mais informações na Secretaria pelo contato 3348 1212

 

2 – Solicitação de Serviços de Máquinas

Interessados devem passar pessoalmente no escritório da garagem das máquinas ou entrar em contato pelo 3348 1131.

Obs: Solicitação serão agendadas dentro do cronograma dos trabalhos.

 

3 – Fazer a Nova Fossa Séptica é Lei!

Segundo determinação do Ministério Público e por meio de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) estabelecido pela Promotoria de Justiça da Comarca de Coronel Freitas/SC.

Atenção moradores da cidade que ainda não se adequaram com as novas fossas sépticas em seus terrenos e residências!

  • Todas as residências devem se adequar aos novos modelos de Fossas Sépticas, sob pena de ser aplicada as penalidades cabíveis.
  •  Prefeitura oferece Auxílio Financeiro para construção da fossa. Moradores procurar o Setor de Engenharia da prefeitura para fazer o pedido e tirar possíveis dúvidas.
  • Limpezas de fossas só é feita sem custo para quem possui a nova fossa.

Atenção Quem ainda possui o modelo antigo e não aderiu à nova fossa.

1 – Precisar de Limpeza solicite junto a Secretaria de Agricultura. Contato 3348 1131. (A partir de março solicitação com a Vigilância Sanitária)

2 – Empresa contratada fará uma (1) limpeza sem custo ao proprietário.

Obs: O município não fará mais a limpeza sem custo ao proprietário, em fossas irregulares.  

 

Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos

 

1 – Prioridade de Momento

  • Melhoramento nas estradas gerais e o acesso às comunidades.

 

Objetivo: Ter estradas em perfeitas condições para o transporte escolar com a volta das aulas em fevereiro, bem como, o escoamento da produção agrícola.

                                                

Importante: Tanto nos trabalhos de estradas quanto os nas propriedades agrícolas, nesse início de ano, a Administração Municipal pede a compreensão devido que está sendo feito reparos em máquinas, e alguns servidores dos setores se encontram em férias.

Em breve…Com a equipe completa e com maquinários nas devidas condições, os trabalhos serão acelerados e agilizados.

 

 

Secretaria de Saúde

 

1 – Secretaria de Saúde proporciona melhorias para atendimentos de fisioterapia

 

Buscando agilizar e dar melhores condições para atender as pessoas que precisam das terapias que já vinham sendo oferecidas, a Secretaria de Saúde sob nova coordenação, está fazendo alguns ajustes.

Os atendimentos de fisioterapia passaram a ser feitos na sala onde eram realizadas reuniões da equipe de saúde. Segundo a secretária Julse Daniel, o espaço é maior e possibilita a uso adequado de mais equipamentos, podendo atender além do individual, pequenos grupos conforme necessidade.

A participação em sessões de fisioterapia requer primeiro a consulta e avaliação do médico da Unidade de Saúde.  Conforme o caso e havendo a necessidade, o médico indica e autoriza a terapia para o paciente.

 

2 – Secretaria de Saúde passa atender mais pacientes na hidroginástica

Buscando agilizar e dar melhores condições para atender as pessoas que precisam das terapias que já vinham sendo oferecidas, a Secretaria de Saúde sob nova coordenação, está fazendo alguns ajustes e melhorias, como no caso da hidroginástica.

Conforme a secretária Julse Daniel, o número de sessões por paciente que antes era 10, agora passou para 24. Neste ano de 2021 também o número mensal de pacientes atendidos passa ser 50, atendendo gestantes, pessoas com obesidade, idosos e pacientes com doenças crônicas.

A participação em sessões de hidroginástica requer primeiro a consulta e avaliação do médico da Unidade de Saúde.  Conforme o caso e havendo a necessidade, o médico indica e autoriza a terapia para o paciente. O atendimento continua sendo feito fora da Unidade de Saúde, no mesmo local da cidade, na empresa Boa Forma Academia.

 

3 – Consultas de Rotina

A Secretaria Municipal de Saúde informa a todos que a partir de fevereiro 2021, as consultas de rotina (pré-natal, mostra de exames, check-up) poderão ser agendadas.

O agendamento poderá ser realizado presencialmente ou pelo telefone 3348 1252 com o Setor de Triagem (verificação de sinais vitais).

 

4 – Farmácia da Unidade de Saúde

Quanto à retirada de Medicamentos Controlados 

Farmacêutica faz a entrega nos seguintes dias e períodos:

Segunda – feira no período da tarde

Terça – feira no período da manhã

Quarta – feira no período da tarde

Quinta – feira no período da manhã

Sexta – feira no período da tarde

 

5Atendimento Odontológico para Alunos

Atenção pais e alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino !

Devido à pandemia do coronavírus a qual interrompeu as aulas em 2020, também foram cancelados os atendimentos com a odontóloga Luciana Beal no  Programa de Prevenção ( escovação e flúor) , avaliação e o agendamento dos alunos  na escola.

Para este ano de 2021 o atendimento da dentista para os alunos é através de agendamento.

Pais que tiverem interesse podem agendar entrando em contato com a Unidade Municipal de Saúde, por telefone ou pessoalmente com a servidora Ediciane.

Contato: telefone/whatsApp: 3348 1252 

 

6 – Atendimento Odontológico após as 17 horas

“Facilitando e priorizando também o atendimento das pessoas que trabalham em empresas durante o dia”

Interessados devem agendar entrando em contato com a Unidade Municipal de Saúde.

Contato Telefone/WhatsApp:  33481252 ou pessoalmente falar com Ediciane.

 

 

Secretaria de Assistência Social

 

1- TERAPIA COMUNITÁRIA  INTEGRATIVA- NOVIDA EM 2021

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um instrumento das Práticas Integrativas e Complementares que tem como objetivo ser espaço de acolhimento e partilha de vida para se falar e resolver as dores e os problemas, bem como, despertar as potencialidades das pessoas e das comunidades.

Os novos movimentos fazem parte de um dos projetos do Plano de Governo, o PADPPS (Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento para Participantes de Programas Sociais).

Dentro das diretrizes do projeto, o objetivo é atender o público-alvo do programa, que inclui gestantes, crianças desde as recém-nascidas, adolescentes,  jovens, pais, idosos, entre outros.

 

2 – Cadastro Único e Atualização do Programa Bolsa Família

A Secretaria de Assistência Social comunica que a partir do dia 13/01 estará fazendo agendamentos via telefone para o Cadastro Único e atualizações do Bolsa Família. O cadastramento acontecerá de 01 a 12 de fevereiro.

 Importante: O Agendamento é necessário para evitar aglomerações e uma melhor organização no atendimento individual.

Mais informações no CRAS – (49) 3348 1435.

 

3 – Distribuição de Roupas Doadas

A Secretaria de Assistência Social através de sua secretária Juliana Coppi, comunica que a partir do dia 13/01 estará realizando no Centro de Múltiplo Uso, a distribuição de roupas doadas. Pessoas que necessitem de roupas deverão primeiramente passar no CRAS para registro e orientações sobre a retirada das peças.

Para tirar dúvidas e obter mais informações ligue no (49) 3348 1435

 

 

Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo

 

1 – VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS

Pré-requisitos:

 Ter idade acima de 16 anos,

 Estar frequentando o Ensino Médio ou

 Curso Superior.

 

Então, está interessado (a)?

Compareça no Setor de Educação da Prefeitura Municipal. Tenha consigo  uma cópia do documento de identidade.

 

Mais informações no (49) 3348 1225

 

2 – RETORNO DAS AULAS

A Rede Municipal de Ensino do Munícipio de União do Oeste atualmente vem trabalhando o planejamento de retorno das aulas presenciais para o ano letivo de 2021. De acordo com Decreto nº 1003 de 14/12/2020 e Portaria Conjunta SES/SED Nº 983 de 15/12/2020, cada rede de ensino deve primar pelo retorno as atividades educacionais presenciais no primeiro dia letivo de 2021.

Dentre as regras para o retorno, destacam-se:

• Nas áreas classificadas como em risco gravíssimo para a Covid-19, as atividades presenciais nas escolas ficam limitadas a até 50% das matrículas ativas por turno. Para as classificações grave, alto e moderado, não há restrições;

• Cada unidade de ensino da rede pública e privada deve definir os critérios para alternar os grupos de estudantes dentro das unidades de ensino para que seja mantido distanciamento de 1,5 metro em todos os ambientes;

• Estudantes e servidores que se enquadram nos grupos de risco para a Covid-19, devem ser mantidos em atividades remotas;

• O responsável legal pelo estudante pode optar pelas atividades remotas quando a instituição oferecer essa opção. Para isso, deve assinar um termo de responsabilidade junto à escola;

• Cada município e cada escola deve elaborar o próprio Plano de Contingência Escolar para a Covid-19;

• O retorno às atividades escolares presenciais obedecerá obrigatoriamente a todos os regramentos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e por atos de autoridade sanitária e educacional federal, estadual ou municipal.

A Secretaria Municipal de Educação, seguindo as orientações legais do Decreto e da Portaria vigente, além das orientações do Ministério Público de Santa Catarina (https://globoplay.globo.com/v/9170723 /) planeja o retorno das atividades escolares presencial para 18/02/2021. O retorno vem sendo planejado considerando, principalmente, a segurança da comunidade escolar e o processo de aprendizagem dos nossos estudantes.

 

3 – Rede Municipal de Ensino

 Atenção Senhores Pais!

As direções das escolas ERM Ângelo Soletti e Escola de Educação Infantil “Pingo de Gente”, solicita a presença dos pais e/ou responsáveis pelos filhos que frequentam a escola, para assinarem o Termo de Responsabilidade de retorno às aulas presenciais.

Assinatura entre os dias 25 e 29 de janeiro de 2021

O atendimento nos seguintes períodos e horários:

 Matutino: Das 07h30 às 11h30

 Vespertino: Das 13h às 17h

 

4 – Transporte para o ENEM

Prefeitura disponibilizará nos dias 17 e 24/01/2021, transporte para alunos que realizarão a prova do ENEM.

Munícipes interessados devem se inscrever na Secretaria de Educação.

Mais informações com a Secretária Michelle no 3348 1225.

 

5 – Encceja 2020

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos

Inscrições até 22 de janeiro

Acesse: http://enccejanacional.inep.gov.br/

Importante: O exame é voltado para aqueles que não concluíram os estudos na idade esperada. A participação é voluntária e gratuita.

Para Ensino Fundamental: Ter no mínimo 15 anos completos

Para Ensino Médio: Ter 18 anos completos 

Data do exame: 25/04/2021

 

Departamento de Esportes, Cultura e Turismo

 

1 – Jogos de Verão – Fase Microrregional (FESPORTE)

Abertas as Inscrições

Inscrições nas terças e sextas-feiras, com monitor desportivo José Vitor Vaucher

Local: Prefeitura de União do Oeste

Inscrições até 01 de fevereiro

Idade para participar: a partir dos 17 anos

Modalidades: Bocha 48 Masc. E Fem., Volei de Praia Masc. E Fem., Fute volei Masc. E Fem.