Programa Conviver facilita o uso das tecnologias pelos Idosos

O Programa Conviver é um novo programa do Governo Municipal de União do Oeste, passando a ser desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Entre as inúmeras atividades programadas para acontecer durante o ano, iniciou nesta terça-feira (29) a primeira atividade, sendo ela a Oficina de Mídias Sociais para o Idoso.

Serão dois encontros, neste dia 29 de junho e no dia 06 de julho, envolvendo idosos acima de 50 anos com dificuldades em utilizar aparelhos celulares e interagir nas mídias sociais.

Numa parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a Oficina de Mídias conta com o instrutor do SENAI, Cleverton Basquera.

Idosos e tecnologia compõem uma relação que a cada dia fica mais estreita. Isso se deve ao fato de que os recursos tecnológicos têm melhorado a qualidade de vida de pessoas na terceira idade, entretanto, existe dificuldades em utilizar tais tecnologias pela falta de treinamento, clareza nas instruções e apoio.

Conforme a secretária municipal de assistência social, Juliana Coppi, levar o conhecimento tecnológico aos idosos é uma necessidade a ser atendida. Devido à pandemia que levou ao isolamento social, fez com que a utilização da tecnologia para os contatos entre as famílias, se torna-se parte do dia a dia.  Estreitar a relação do idoso com a tecnologia, principalmente a prática no manuseio do celular, fortalece os vínculos com familiares e amigos mesmo distantes um do outro, bem como, o entretenimento e conhecimento através do acesso aos bons conteúdos que a Internet também oferece. Além disso, diante de situações de violência ou algum risco que o idoso possa estar correndo, o uso prático das tecnologias vai facilitar o atendimento dos órgãos competentes. “Pensando no conviver bem e nos inúmeros benefícios que as tecnologias podem trazer para os idosos, buscamos proporcionar essa capacitação”, comenta Juliana.

Durante a abertura do treinamento nesta terça-feira (29), esteve presente juntamente com a secretária Juliana e sua equipe, o vice-prefeito Vinicius Picolotto, o chefe de gabinete Helias Alves, e a primeira-dama Nilce Gollo.

A dama Nilce parabenizou os idosos participantes, destacando que a inclusão digital para idosos é uma forma de fortalecer a cidadania e de promover mais qualidade de vida.

Conforme o vice-prefeito Vinicius Picolotto, a facilidade de acesso aos telefones celulares favoreceu também a compra dos aparelhos para os idosos, que se depararam com um novo desafio: como usá-lo? Para as famílias, ter seus idosos portando celulares pode significar segurança e tranquilidade. No entanto, nota-se que muitos idosos ganham ou até compram os aparelhos, mas não sabem como utilizá-los de forma adequada, não encontrando muitas vezes apoio de pessoas que já tem facilidade e que poderiam ensiná-los a manusear o aparelho e compreender suas funções. “Essa oficina vai ser um momento importante para facilitar o dia a dia do idoso. A partir do conhecimento ele vai ter maior independência para utilizar a tecnologia a seu favor, facilitando a sua rotina”, destaca o vice-prefeito.