Conscientização é o caminho para combater à exploração sexual infantojuvenil

O Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (Cmdca) de União do Oeste realizou um momento de reflexão sobre o tema de combate à violência e à exploração sexual infantojuvenil. O assunto foi abordado numa palestra, na noite de quarta-feira (17), no Centro de Múltiplo Uso, com a participação da psicóloga e policial civil Franciele Benjamini, para pais e servidores públicos. A profissional atua na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Concórdia.

O evento contou com a participação do promotor de justiça da Comarca de Coronel Freitas Gustavo Nunes. Ele afirmou que a principal linha de defesa e atuação no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes vem da participação da família e da sociedade. “Se dá de duas formas principais, primeiro: através da conscientização, da conversa entre pais e filhos, para identificar alguma situação estranha e para evitar que essa violência esteja ocorrendo ou possa acontecer”, explica.

O segundo argumento apontado pelo promotor é ensinar ao menor que ele não pode ser constrangido ou tocado sem a permissão. “Embora seja um tema de tabu, com muito preconceito de ser discutido, é importante a criança e o adolescente ter consciência para quando se encontrar em uma situação de violência, saber se defender e identificar a situação para fazer a denúncia aos pais ou as pessoas de sua confiança”, alerta.

“Ao receber um comunicado dessa gravidade, o adulto deve fazer a notificação aos órgãos de proteção para que seja investigada a situação e assegurada a proteção do vulnerável”, explica a policial Franciele. Hoje, existem canais de denúncias, é obrigatório, perante a lei, e quem sabe de uma situação deve fazer a denúncia no Disc 100, no Conselho Tutelar ou nas policias.

Ela defende a tese da necessidade de prevenir esse tipo de ocorrências com crianças e adolescentes. “Quando acontece, deixa traumas para a vida toda do indivíduo. Por isso, o evento realizado em União do Oeste teve o foco de orientar os pais e profissionais da rede de atenção para saber como as crianças e os adolescentes devem se proteger, para a violência não acontecer”, comenta.

A policial deu dicas de posturas do suposto agressor, a maneira que se aproxima, como o menor pode se postar diante de uma possível situação de abuso ou violência. “Os agressores podem passar uma imagem de pessoas sérias, mas no fundo são pervertidos”, relata.

Enquanto gestão pública, o prefeito de União do Oeste Valmor Golo mencionou os investimentos nas oficinas, o início da integralização do Ensino Fundamental e o incentivo ao Serviço de Convivência. “São medidas efetivas oferecidas aos estudantes, ocupam o tempo, ensinam e desconectam do celular, pois a nova realidade imposta pelas tecnologias, traz alguns problemas para o desenvolvimento, quando se usa muito esse aparelho. A gente busca dar suporte às Secretarias para realizar as atividades e ocupar o tempo das crianças e dos adolescentes, com o aprendizado e o entretenimento”, aborda o chefe do Poder Executivo.

Participaram da frente de honra, além dos mencionados acima, a presidente do Cmdca Bárbara de Oliveira, a diretora de assistente social Patrícia Soares Alves, as vereadoras Neuza Bergamaschi e Sandra Niec Perondi, o sargento Dal Ponte e os conselheiros tutelares.

Mais fotos aqui…