Prefeitura implanta Projeto Social “Jovem do Futuro”

Influenciar e desenvolver aspectos comportamentais e psicológicos nos jovens recém saídos do terceiro ano do ensino médio, orientando-os sobre a importância dos valores, ética e desenvolvimento diante do mercado de trabalho, é a base sólida do Projeto Social "Jovem do Futuro".

Tal projeto está sendo implantado pela Prefeitura de União do Oeste, numa parceria com a empresa W psicologia e Consultoria, da cidade de Quilombo, contando com o apoio de empresas colaboradoras e a sociedade.

Conforme o coordenador do projeto, o psicólogo Willian de Barros França, da empresa W psicologia e Consultoria, os trabalhos do projeto iniciaram nesta terça – feira (12) na EEB São Luiz, sendo realizado durante o período de aula, envolvendo alunos do último ano do segundo grau. Willian destaca que entre os objetivos propostos, está o de desenvolver aspectos ligados a autoestima, dar "luz" as necessidades, escolhas acadêmicas e profissionais dos jovens.

"Muitas vezes temos jovens saindo do ensino médio sem saber o que vão fazer, qual o próximo passo a ser dado, que caminho a ser seguido. As vezes eles tem uma idéia errada sobre o futuro, o que buscar, de como trabalhar, ingressar na faculdade, abrir uma empresa, e isso vai deixando eles de certa forma perdidos, inseguros, sem uma direção. É justamente nessas questões que o projeto trabalha, a fim de despertá – los para suas verdadeiras capacidades, fazendo que criem suas próprias possibilidades diante do novo, visando numa preparação de forma organizada e objetiva, deixando – os mais familiarizados com a realidade e os desafios que irão encontrar na sociedade. Através do projeto estamos atuando como atores sociais dentro da escola, buscando facilitar essa longa caminhada entre a formação, o estágio acadêmico e a escolha da profissão", destaca o psicólogo.

Para Willian os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Lembra que eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade.