Mutirão foi realizado para atender pacientes com problemas de coluna

A Secretaria de Saúde de União do Oeste disponibilizou, na segunda-feira (12), o atendimento de um ortopedista e traumatologista na Unidade de Saúde. Em torno de 40 pacientes foram avaliados pelo doutor da Clínica Centro de Coluna Felipi Lazzari. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (Cis-Amosc).

Conforme o doutor Lazzari, em cada consulta foi analisado o quadro clínico da coluna do paciente. “Da observação do resultado de imagens e exames, foi diagnosticado se o tratamento deve ser por meio de medicamento ou de cirurgia. Outra constatação é que, quase todos os problemas apresentados nos pacientes, são derivados de carregamento de peso excessivo e de forma errada, especialmente, provenientes de atividades rurais”, constatou o profissional.

A Secretária de saúde de União do Oeste Julse Daniel comenta que esta é uma ação para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A gente sabe que quem tem dor tem pressa e fazendo esse atendimento por mutirão, ajudamos a antecipar o tratamento de cada paciente. Com isso, é possível reduzir o tempo de espera para alguns tipos de tratamento, principalmente das denervação facetaria, conhecida popularmente, por infiltração, que visa bloquear a dor”, explica a secretária.