Município tem trabalhado para combater a dengue

O município de União do Oeste tem realizado diversas ações de combate à proliferação do mosquito aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica, as agentes de saúde, a equipe da Unidade Básica de Saúde, a Defesa Civil e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Chapecó trabalham para evitar uma epidemia na cidade unioestense.

Atualmente, são contabilizados três casos ativos de dengue e dois prováveis. Nos últimos dias foi feito um levantamento, por meio de drone, de possíveis pontos de procriação do mosquito. As agentes de saúde têm orientado as famílias para manter o arredor de casa limpo. A combinação de calor e de chuva aumenta a possibilidade de expansão do mosquito.

Conforme a agente de endemias Josiane Siqueira, as pessoas que sentirem sintomas como dor de cabeça e de trás dos olhos, devem buscar atendimento no Posto, o mais rápido possível. “Com a conscientização, a ideia é evitar que o mosquito se procrie e pique as pessoas, porém, quando contaminadas, o atendimento deve ser ágil para que o paciente não sofra tanto”, explica.

A agente pede as famílias para que façam a sua parte e cuidem para não deixar nenhum recipiente com água parada. “Essa é a forma de combater o mosquito e suas consequências”, finaliza.