Atividades do Projeto Adolescer foram encerradas na Escola São Luiz

A Secretaria de Saúde de União do Oeste desenvolveu, com estudantes da EEB São Luiz, o Projeto Adolescer. As atividades iniciaram no mês de setembro, com as turmas do sexto e sétimo ano, o tema abordado foi saúde mental. Nesta parte, a psicóloga Beatriz Biazzi fez as abordagens e orientações aos estudantes.

Para as turmas do oitavo, nono, primeiro e segundo ano foram discutidos os seguintes assuntos: Infecções Sexualmente Transmissíveis, sexualidade, métodos  contraceptivos e gravidez na adolescência.

Com esses alunos, a equipe da Secretaria de Saúde propôs o desafio de cuidar, pelo período de 24 horas, de  um bebê (boneca). A experiência exigiu dos estudantes, os cuidados como: troca de fralda, alimentação e acordar, várias vezes, durante a noite e depois relatar como se sentiram na rotina de serem pais na adolescência.

A enfermeira Márcia Pulter agradeceu a colaboração dos estudantes que se envolveram nas experiências, com o objetivo de aprender e ampliar o conhecimento sobre os assuntos abordados. “No final, cada aluno recebeu uma squeeze personalizado, como forma de agradecimento pelo empenho em participar do Projeto Adolescer”, comentou a enfermeira.

De acordo com a secretária de saúde Julse Daniel, o projeto discute temas pertinentes de uma forma reflexiva. Ou seja, com o objetivo de fazer o adolescente pensar e amadurecer a sua responsabilidade. “Agradeço o trabalho das profissionais da saúde envolvidas, os estudantes pela participação, a equipe pedagógica e direção da Escola, por aceitar discutir esses assuntos em sala de aula”, finaliza.