Realizada IX Conferência de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes

Na manhã de segunda – feira (28), o município de União do Oeste através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a IX Conferência Municipal de Políticas Públicas de Crianças e Adolescentes. Realizado no Centro de Múltiplo Uso, o evento contou com a participação de escolas, autoridades, lideranças e representantes de entidades e da comunidade local, bem como, profissionais ligados ao setor social.

A conferência teve como tema central: "Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios".

Durante o evento foram organizados grupos de trabalho, onde foi feito estudo do tema da conferência, debate, apresentação e aprovação de propostas para os cinco (5) eixos da conferência, sendo eles:
Eixo 1 – Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes
Eixo 2 – Proteção e Defesa dos Direitos
Eixo 3 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes
Eixo 4 – Controle Social da Elevação dos Direitos
Eixo 5 – Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Ao final da plenária também foram escolhidos os delegados (as) para a etapa regional.

Formada em pedagogia e com grande experiência na área de crianças e adolescentes, a palestrante da conferência, Alda Detofol destacou a importância do evento para uma avaliação das dificuldades e ações feitas no município, assim como, propor novas idéias que possam vir a melhorar os atendimentos na área das crianças e adolescentes. Lembra que foram 15 propostas aprovadas para serem analisadas e implementadas pelo município, e 10 para serem sistematizadas para as regionais.

Presente na conferência, o prefeito Everaldo Luis Casonatto destacou que a participação e o envolvimento da comunidade diante das questões sociais, expressa um grande ganho para as políticas públicas municipais, regionais, estaduais e federais.