Fontes de Água: “Preservando Vidas presentes e futuras”

Entre os trabalhos oferecidos junto aos agricultores pelo Governo Municipal, também está sendo realizado através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o auxílio na proteção de nascentes de água com a construção de fontes modelo Caxambu.

O modelo de fonte é uma espécie de filtro, sendo um dos mais baratos para se fazer. Além de não interferir no curso natural da nascente, traz os benefícios de proteger o local e proporcionar uma água de qualidade tanto para os animais quanto para o consumo humano.

O processo para fazer a fonte modelo Caxambu, consiste em observar detalhadamente a nascente de água e com cuidado fazer a devida limpeza do local. Em alguns casos é colocado cal virgem para fazer uma desinfecção da água.  Para a construção é usado pedra e material de concreto.

Conforme o secretário de agricultura e meio ambiente, Moacir Rauber, incentivo a Prefeitura viabiliza os trabalhos de máquinas, os tubos de concreto, e equipe técnica que conta também com profissional da Epagri. “Quem tiver interesse deve solicitar o serviço na secretaria, onde seguimos um cronograma de trabalho para a realização das fontes”, lembra Rauber.

Nesta semana os trabalhos foram realizados na propriedade de Itacir Riboldi, na comunidade de Adolfo Konder.

Preocupado como futuro de filhos e netos, Riboldi destaca que é preciso os agricultores terem a consciência do risco que corremos com a falta de água, algo que já vem acontecendo, e preservar as nascentes e fontes em suas propriedades.

Juntamente com a vereadora Sandra Niec Perondi, o prefeito Valmor Golo acompanhou os trabalhos. Valmor destaca que o incentivo ao produtor para ele cuidar de suas fontes, é uma prioridade do atual Governo Municipal, buscando a preservação de um bem tão precioso que é a água, garantindo que ela seja abundante e de qualidade para as pessoas do presente e gerações futuras.