Município vai realizar o I Encontro Municipal para a Saúde do Homem

"Homem que se cuida não perde o melhor da vida"

O Sistema Único de Saúde entende que a qualidade de vida do homem jovem e adulto exige cuidados com a saúde. São muitos os desafios a serem enfrentados, principalmente em relação às doenças que são mais frequentes entre os homens.

Preocupada com a saúde do sexo masculino, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de União do Oeste, estarão realizando o I ENCONTRO MUNICIPAL PARA SAÚDE DO HOMEM. O evento acontecerá na próxima quinta – feira, dia 15 de agosto no Centro de Múltiplo Uso.

O momento trará uma importante palestra com orientações específicas para a saúde do homem, ministrada pelo médico urologista, Cesar Bombardelli, da cidade de Chapecó – SC. Além da palestra, serão disponibilizadas para quem interessar, orientações de diversas profissionais da Unidade Municipal de Saúde, que estarão a disposição atendendo nos estandes que serão organizados no local do evento.

Conforme o secretário municipal de saúde, Vitorio Gubert, a saúde do homem está em foco neste momento, buscando melhorar sua saúde e preveni-lo de males que o levam à morte facilmente. Segundo Vitório, dados e pesquisas preocupam e desafiam a todos para que algo seja feito, começando pela mobilização e a conscientização do sexo masculino para os cuidados com a própria saúde e novos hábitos saudáveis que devem ser adotados. "Estamos com toda o nossa equipe trabalhando na organização desse 1º Encontro voltado para a saúde do homem. Esperamos e contamos com a participação do público masculino do nosso município", destaca o secretário.

VOCÊ SABIA QUE OS HOMENS:

• Tem mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado, diabetes ( muito açúcar no sangue, Hipertensão (pressão Alta) e tendência a obesidade que as mulheres;
• Praticam atividade física com menor regularidade;
• Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam;
• Geralmente tem medo de descobrir doenças;
• Não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados;
• Estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho;
• Utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade;
• Vivem em média 7 anos a menos do que as mulheres.

DICAS DE SAÚDE PARA UMA VIDA MELHOR
• Adote uma alimentação saudável;
• Beba ao menos 2 litros de água distribuídos ao longo do dia;
• Não Fume;
• Evite Bebidas alcoólicas;
• Pratique exercícios físicos e atividades de lazer regularmente.