Curso de Conservas de Temperos e Hortaliças é realizado no município

Sob a coordenação da instrutora do SENAR, a engenheira de alimentos Larissa Da Fré, da cidade de Herval d`Oeste – SC, o curso totalizou 16 horas de aprendizagem,  envolvendo homens e mulheres do meio rural.

O objetivo do curso foi qualificar os produtores rurais para que utilizem os alimentos disponíveis em maior quantidade nas safras, para produzirem conservas, molhos, e temperos de forma artesanal, que possam ser estocados e utilizados nos períodos de menos produtividade do ano.

Conforme a instrutora Larissa, além dos métodos de conservação como branqueamento, esterilização e pasteurização, as participantes aprenderam várias receitas, entre elas: conserva mista decorada, conserva de  cenoura, conserva de pepino, conserva de cebola, conserva de repolho, conserva de abobrinha, sal temperado para churrasco, molho de catchup, pasta de alho, massa de tomate, entre outros.

O assessor de cultura, Ivan Carlos Girotto, lembra que neste ano vários cursos foram proporcionados para os munícipes de União do Oeste, numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Quilombo.

Presente no encerramento do curso, o prefeito Celso Matiello parabenizou a iniciativa e destacou a importância da parceira que o município está tendo com o Senar e o Sindicato. “Com essa parceria estamos levando mais conhecimento para os agricultores, fortalecendo assim a agricultura familiar”, falou Celso.

Ouça entrevistas.