Município realiza sua 6ª Conferência de Saúde

Nesta terça – feira (05) a Prefeitura de União do Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde, e juntamente com o Conselho Municipal de Saúde realizou a 6ª Conferência Municipal de Saúde de União do Oeste. Realizada no salão comunitário na cidade, a conferência contou com um grande público formado por autoridades locais e regionais, profissionais de saúde, representantes de associações, lideres de comunidades, lideres de grupos, grupos de saúde e a comunidade no geral.

Com o tema: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro", o evento contou também com a participação e colaboração do Especialista e Professor da UNOCHAPECÓ, Nemésio Carlos da Silva, que palestrou abordando assuntos ligados ao tema proposto.

Ainda pela manhã o público presente presenciou a palestra com o médico, Doutor André Magri, profissional da Secretaria Municipal de Saúde que palestrou sobre a saúde na atualidade, os cuidados e dicas para uma vida mais saudável.

Durante a abertura oficial do evento várias autoridades se pronunciaram, destacando a importância da conferência, entre elas o gerente regional de saúde da 32ª SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Quilombo, Velonir Balen. Representando a Secretaria Regional, Balen destacou o momento importante da população uniãooestense, em poder estar discutindo a saúde local, levantando prioridades que venham a influenciar na melhoria também da saúde estadual e federal.

Representando o poder legislativo municipal, o vereador e vice – presidente Leodacir Pianesola, destacou a participação da comunidade e lembrou que o fortalecimento dos pedidos e a concretização das ações, também têm como base, o envolvimento das pessoas.

Conforme o prefeito Everaldo Luis Casonatto, a 6ª conferência é um momento especial que o município realiza, proporcionando aos habitantes a oportunidade de dar sugestões, discutir e definir as reais prioridades para a saúde das pessoas. Lembra que o município estará encaminhando suas propostas para as conferências de nível estadual e federal, na expectativa que as reivindicações sejam aderidas e possam estar contribuindo com uma melhor política de saúde no Brasil.

O secretário municipal de saúde e presidente da conferência, Vitório Gubert, juntamente com o contador da prefeitura, Alexandre Marcos Martinelli, aproveitou o momento para relatar e exibir alguns dados de ações e investimentos realizados pelo governo municipal na saúde do município. Segundo o secretário Vitório, a preocupação do poder executivo municipal é melhorar cada vez mais a qualidade de atendimento e a saúde da população. Lembra que a 6ª Conferência Municipal de Saúde é um passo fundamental para a concretização e aplicação de melhores políticas públicas no setor saúde.