Profissionais aprendem a arte de contar histórias

Com a iniciativa da Aurora Alimentos, Fundação Aury Luiz Bodanese (Fundação ALB) e com as parcerias da SESCOOP – SC (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina), Prefeitura de União do Oeste através das Secretarias da Assistência Social e da Educação, Cultura e Esportes, foi realizado no município de União do Oeste, nos dias 12 e 13 de junho, o curso de Contação de Histórias.

Realizado na Escola Reunida Municipal Angelo Soletti, o curso envolveu 24 profissionais de educação da rede municipal de ensino, num total de 20 horas teóricas e práticas, sob a coordenação da professora pedagoga e contadora de histórias Eva L. Trierveiler,

Conforme a professora Eva, o projeto de contação de histórias faz parte do Projeto Amigos Energia, da Fundação ALB, e busca possibilitar aos participantes vivenciar a contação de histórias, associada à teoria e à prática, para reflexão sobre o ato de narrar de forma alegre e descontraída. Lembra que os contadores de histórias da Fundação ALB buscam construir o talento criativo dos participantes para ouvir e falar, trabalhar os elementos técnicos essenciais da arte de contar histórias. "Além da contação de histórias, a Fundação ALB desenvolve vários outros projetos que envolvem funcionários da Aurora Alimentos, instituições sociais e comunidades. A finalidade de tudo isso é incentivar, promover, coordenar, articular e executar programas, projetos e ações relacionadas ao desenvolvimento ambiental, cultural e social", destaca Eva.

Para a secretária municipal de educação da Prefeitura de União do Oeste, Justina Oro, o curso foi um momento especial para os profissionais do setor. Segundo ela, o conhecimento adquirido vem de encontro à proposta pedagógica da escola, implementando o trabalho dos professores em sala de aula, o que consequentemente vai estimular os alunos para o hábito da leitura.