Secretárias de Saúde buscam informações e fazem reinvindicações em Brasília

Na semana de 23 a 27 de agosto estiveram na capital do país, secretárias de saúde de municípios do oeste catarinense. A Comitiva esteve composta pelas seguintes profissionais:

Secretária de Saúde de União do Oeste – Julse Daniel

Secretária de Saúde de Águas Frias – Ladir Zanella Patel

Secretária de Saúde de Tigrinhos – Salete Badia Jonher  

Secretária de Saúde de Santa Terezinha do Progresso –   Marla Cristina Fachini Sutil  

Secretária de Saúde de Coronel Freitas – Elisangela da Silva

Assessora e Consultora em Saúde Pública – Marli Agostini

 

Entre os compromissos realizados na viajem de trabalho, estiveram em audiência no Ministério da saúde com assessor Leonardo Soares, onde relataram algumas dificuldades com relação aos sistemas de informações no SUS, bem como, as dificuldades enfrentadas na atenção básica, média e alta complexidades pós-covid. No CONASEMS – Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, as secretárias buscaram informações sobre vários programas, entre eles o Previne Brasil, Academia de saúde, Saúde na Hora, entre outros.

 

No Senado e Câmara dos Deputados, as gestoras municipais de saúde tiveram a oportunidade de conversar com alguns deputados e senadores, falando da importância de serem liberadas emendas parlamentares para a saúde pública, colocando a necessidade de recursos financeiros para desenvolver o atendimento em saúde na atenção primária, média e alta complexidade.

 

Na oportunidade a comitiva esteve junto da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, momento que acompanharam dois projetos de lei sobre o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) com o medicamento Zolgensma, no Sistema Único de Saúde (SUS).