Jovens recebem Certificados de Dispensa de Incorporação

União do Oeste realizou na manhã desta quarta – feira (16) a cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação (CDI) e compromisso à bandeira, envolvendo jovens alistados da classe de 1999 e anteriores, pertencentes a 213ª Junta de Serviço Militar de União do Oeste.

A solenidade aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, contando também com a presença de autoridades e membros da sociedade civil, entre elas o prefeito Celso Matiello, o vice-prefeito Fábio A. Agostineto e o chefe de gabinete Pedro A. Trentin.

Conduzidos pela Secretária da Junta Militar, Marlene Pogorzelski, os jovens prestaram o seguinte compromisso:

“Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais, e consciente dos deveres que a constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com minhas obrigações militares. Inclusive a de atender às convocações de emergências e, na esfera das minhas atribuições a dedicar – me inteiramente aos interesses da pátria, cuja honra, integridade e instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida”.

A secretária destacou a importância dos jovens estarem em dia com o serviço militar, tendo em mãos um documento que ao mesmo tempo em que firmam o compromisso com a pátria, lhes garante os direitos de cidadão brasileiro, seja para ingressar na faculdade, prestar concurso público, entre outros momentos em que o CDI será exigido.

Em seu pronunciamento o prefeito Celso Matiello, parabenizou os jovens por estarem cumprindo o dever para com a pátria e recebendo o importante documento CDI. Ao considerar que os jovens dispensados completaram 18 anos, o prefeito pediu para eles respeito à vida. Destacou também o compromisso de cada cidadão para com a sua comunidade, onde cada criança, jovem, adulto ou idoso, pode fazer a diferença ajudando promover ações para a paz, a união e a qualidade de vida.