Programa Conviver busca ampliar o acesso a tecnologia para idosos

Conviver uma palavra que diz tanto, principalmente durante a pandemia onde as vivências passaram a ser a partir da distância. Com esse pensamento, em União do Oeste nasceu o Programa Conviver para idosos com o intuito de fortalecer vínculos, pois se relacionar é algo essencial. Há vários projetos dentro do programa para serem realizados, mas com o distanciamento o foco é a nova forma de conviver, através das redes sociais. 

 

No dia 29 de junho e 06 de julho irá acontecer no Multiplouso Municipal a primeira oficina de mídias sociais. Conforme a Secretária de Assistência Social do município, Juliana Coppi o objetivo é fazer com que os idosos consigam se relacionar através da internet. “Os idosos têm essa realidade de estar longe da família e eles muitas vezes não conseguem mandar mensagens e com isso queremos quebrar as inseguranças e tornar possível essa convivência online”, destacou.

 

A oficina vem também como uma maneira de conscientização do Dia Mundial de Violência Contra o Idoso, que foi comemorado ontem (15), pois as mídias sociais servem como forma de denúncia. “É uma forma deles saberem como entrar em contato no caso de agressão e violência, por isso a ideia também é passar a esses idosos o número de emergência e polícia para denunciar”, explicou Juliana.

 

A secretária revela que ainda há vagas disponíveis, mas são somente 20 pessoas para respeitar o distanciamento. Na primeira aula serão repassados conteúdos, explicações e tarefas para que eles aprendam interagir e o segundo encontro para tirar dúvidas. “Quem se interessar pode estar ligando na Secretaria de Assistência Social, junto ao Cras no 3348-1435 que também é WhatsApp”, finalizou ela.