Projeto de União do Oeste pode se tornar referência internacional

Projeto de União do Oeste é conhecido pelo Ministério da Saúde e pode se tornar referência internacional

Considerado o 3º passo, ou 3ª fase de um processo para se tornar referência para outras cidades do país e também do mundo, no dia 27 de março o município de União do Oeste recebeu a visita técnica composta por representantes do Ministério da Saúde da capital federal (Brasília), da Secretaria do Estado da Saúde de Florianópolis e da 4ª Regional de Saúde de Chapecó.  O objetivo da visita foi conhecer melhor a prática desenvolvida e identificar os principais pontos de inovação de um projeto na área da saúde desenvolvido no município, podendo assim contribuir para o fortalecimento e continuidade das experiências e atividades desenvolvidas.

O projeto chamado “Adolescer Consciente” foi criado pela equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que é formada por profissionais da saúde do município, juntamente com apoio de demais profissionais da atenção básica de saúde, somado aos profissionais da educação da Escola de Educação Básica São Luiz. Conforme a nutricionista Catiane Zamarchi, da Secretaria Municipal de Saúde de União do Oeste, a necessidade de criar tal projeto também se deu devido o município ter altos índices de gravidez na adolescência, somado à preocupação e procura da escola para se trabalhar o assunto sexualidade com os adolescentes e fortalecer a prevenção.

Tendo início no ano de 2016, o projeto tem os objetivos de diminuir os índices de gravidez na adolescência, promover e prevenir a vivencia da fase da adolescência de forma consciente e saudável, promover o acesso ao desenvolvimento das potencialidades dos adolescentes, incentivar o adolescente a falar de si e de suas dificuldades, bem como, auxiliar no processo de autoconhecimento.

Em 2016 tal projeto foi desenvolvido nas escolas de União do Oeste, na Escola de Educação Básica São Luiz e na Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti, tendo como público alvo adolescentes de 10 anos acima, inseridos no 5º, 8º e 9º ano, e também no ensino médio. Neste mesmo ano o projeto foi apresentado por profissionais municipais da saúde (enfermeira Márcia Pulter e a Psicóloga Beatriz Gubert Biazi) durante o Seminário Estadual de Atenção à Saúde do Adolescente, que aconteceu de 25 a 27 de outubro na cidade de Balneário Camboriú. União do Oeste foi o município referência que representou a região oeste e extremo oeste de Santa Catarina.

Segundo a psicóloga Beatriz Gubert Biazi, a apresentação foi um sucesso com muitos elogios dos participantes uma vez que, o projeto poderia ser implantado e trabalhado em outros municípios e regiões. Após tal participação o projeto foi inscrito no processo seletivo do 3º laboratório de inovação na atenção integral à saúde de adolescente e jovens, onde tal laboratório consistiu em identificar e valorizar práticas inovadoras que pudessem auxiliar os gestores do SUS a conhecerem estratégias que facilitassem o enfrentamento dos agravos à saúde dessa população. Conforme Beatriz, as experiências que puderam participar do edital para a seleção, foram experiências inovadoras que foram identificadas como exitosas na atenção à saúde dos adolescentes, sendo que o preenchimento do edital e envio das informações constituiu a 1ª fase. Já a 2ª fase se deu a partir de triagem da experiência, seleção e análise da mesma, seguido agora da 3ª fase que foi a visita do Ministério da Saúde.

A 4ª fase segundo a psicóloga, se dá a partir dessa visita, onde agora, serão selecionadas as melhores experiências, as quais participarão em Brasília de um intercâmbio entre projetos, cujos trabalhos completos farão parte de uma publicação técnica do OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). “Estamos na expectativa de sermos um dos projetos selecionados para essa 4ª fase, ter o reconhecimento a nível internacional e poder estender nossas experiências para outras cidades e escolas, contribuindo assim com a vida e a saúde de muitos adolescentes e jovens”, enfatiza Beatriz.

A nutricionista Catiane destaca que, para desenvolver o projeto “Adolescer Consciente” as atividades envolvem diversos profissionais da saúde e da educação, com a abordagem e o trabalho em diversos temas direcionados ao Programa Saúde na Escola (PSE), contando com o importante apoio e aceitação das escolas.  Lembra que neste ano de 2018 o público alvo são adolescentes de 13 anos acima, inseridos no 8º, 9º ano da Escola de Educação Básica São Luiz. Ao todo serão cinco (5) encontros divididos em oito (8) etapas, onde cada etapa tem uma metodologia especifica a ser trabalhada.