Educadores debatem processo de ensino e aprendizagem

Os professores da Rede Municipal de Ensino de União do Oeste participam do IV Seminário Regional de Implementação do Currículo do Ensino Fundamental, no Centro de Cultura e Eventos Plínio de Arlindo de Nes em Chapecó, entre os dias 7 e 8 de março. A partir do debate das três últimas conferências foi possível elaborar um currículo regional de Ensino Fundamental, envolvendo escolas ligadas à Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.

Neste ano, está sendo feita uma abordagem com a Avaliação Formativa da Aprendizagem, temática crucial para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem. Estudos e pesquisas recentes têm direcionado para novas formas de compreender e desenvolver a avaliação. Está se direcionando para os aspectos cognitivos e socioemocionais, na autorregulação da aprendizagem, na autoavaliação dos estudantes, nos feedbacks, entre outros fatores, de modo a promover maior protagonismo dos estudantes. Outro tema abordado, durante o seminário,  foi sobre o investimento do ICMS na educação.

O Seminário foi instituído em 2018 pela Amosc, por meio do seu Colegiado de Secretários Municipais de Educação, em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).