Plano Municipal de Cultura passa por monitoramento

Na tarde desta terça-feira, dia 5, aconteceu uma audiência pública para monitorar o Plano Municipal de Cultura de União do Oeste. O encontro foi realizado na sala de cinema, na antiga Câmara de Vereadores.

As servidoras do Departamento de Cultura Edivane De Adolfo e Sandra Piana fizeram a explanação das metas e ações que estão sendo realizadas. O prazo para execução, estabelecido no plano, é de 2020 a 2030. Durante a audiência foi aberto um espaço para o debate e diversas dúvidas foram esclarecidas.

Entre as metas e ações apontadas estão: oportunizar oficinas culturais, realizar mostras, festivais e espetáculos artísticos, pesquisar a história do município e incentivar o turismo local.

Conforme as profissionais da Cultura, o objetivo é finalizar 2024, atingindo 80% do que foi planejado no Plano. Elas agradecem o envolvimento dos profissionais e o esforço dos alunos e da comunidade em participar das atividades desenvolvidas no setor cultural.

O prefeito Valmor Golo ressaltou as inúmeras ações realizadas para atender este Plano e beneficiar, diretamente, a população, nas diferentes faixas-etárias. “Investir na cultura é investir na formação de pessoas, é ocupar o tempo com atividades que fazem bem, como a música, o artesanato, a história, enfim, algo que ajuda o ser humano a evoluir”, comenta o prefeito.

De acordo com a secretária de educação, cultura, esporte e turismo, Elza Gobbi Tessaro, a Secretaria possibilita condições para que sejam colocadas em práticas as diferentes metas e ações. Ela cita o exemplo das oficinas, do resgate histórico e do apoio ao artesanato.