Profissionais da saúde executam operação pente-fino em terrenos e casas de União do Oeste

A partir de hoje, dia 5 de abril, as agentes de saúde e de endemias de União do Oeste vão fazer um pente-fino nas residências da cidade. Ou seja, vão visitar cada família e verificar todos os locais do terreno e da casa.

A ação é para verificar possíveis locais com água parada, onde possa conter criadouros do mosquito aedes aegypti. Por isso, vão verificar os bebedouros de animais, calhas, vasos de flores, sacolas de lixo, geladeiras, ralos, bananeiras, bromélias, enfim, qualquer local onde possa concentrar água parada.

A secretária de saúde de União do Oeste, Julse Daniel, destaca que dos 30 casos, dois pacientes estão internados no Hospital São Paulo de Pinhalzinho. “A situação requer muita atenção das famílias, precisamos eliminar os focos do mosquito para controlar o contágio. É importante conscientizar. Quem contraria a dengue sofre e corre risco de vida. Então, a colaboração de todos pode ajudar a salvar pessoas que amamos. Não podemos fazer de conta que o problema não é com a gente”, enfatiza a secretária.

A enfermeira da Unidade Básica de Saúde Suzana de Carvalho pede a compreensão dos moradores de União do Oeste para receber bem as agentes. “Pedimos a licença de nossa população para que as profissionais façam com responsabilidade o trabalho de verificação de possíveis focos. Neste pente-fino, assim vamos chamar esta ação, é preciso verificar inclusive a geladeira e os ralos da casa”, constata a profissional.