Famílias agricultoras “De Olho na Qualidade Rural”

Capacitar o produtor rural e sua família, frente aos desafios da agropecuária moderna, preparando – os para produzir dentro de um processo de sustentabilidade econômica, social, ambiental sempre com vistas na qualidade de vida, é o objetivo do Programa de Qualidade Rural de "De Olho na Qualidade Rural". O programa é desenvolvido pela Cooperalfa, contando com a parceria da AURORA, SESCOOP, SEBRAE e o SENAR.

Em União do Oeste na manhã de segunda – feira (15), uma nova turma de famílias agricultoras associadas começou o curso, participando da abertura oficial e do primeiro encontro. O programa da Qualidade Rural é um curso teórico e prático, com duração de 26 horas, divididos em seis encontros intercalados a cada 15 dias.

Conforme o gerente da Cooperalfa, filial de União do Oeste, Rogério Zanata, o curso não terá custo para as famílias participantes, cabendo ao associado e seus familiares, disponibilizarem o tempo para participar do curso e aplicar o conhecimento recebido nos diversos ambientes da sua propriedade rural. Lembra que as propriedades dos participantes serão fotografadas com a finalidade de mostrar o "antes e o depois", registradas em banner, os quais serão entregues no encerramento do curso e servindo de base para a família acompanhar a implantação e a evolução do programa em sua propriedade. Segundo Rogério, o programa também estará contando com o apoio do poder público municipal, lembrando que a Prefeitura de União do Oeste sempre é parceira das ações da Cooperalfa, junto aos agricultores.

Presente durante a abertura do curso o vice – prefeito Celso Matiello, parabenizou a iniciativa da Cooperalfa em levar o conhecimento para o homem do campo, no intuito de melhorar suas atividades e a qualidade de vida da família. "Também como agricultor sei da importância de sempre estarmos buscando o conhecimento para melhorar aquilo que fazemos e gostamos de fazer. Enquanto governo municipal, também somos parceiros desse programa, pois, é preciso o agricultor estar em constante aperfeiçoamento para produzir e colher os melhores frutos, garantindo a sustentabilidade e a qualidade da sua e de outras vidas que dependem das atividades na agricultura", destaca Celso.