Curso traz conhecimento para cuidadores de idosos

O curso acontece nesses dias 10,11 e 12 de julho, devendo totalizar 32 horas em aulas teóricas e práticas. Contando com 23 participantes o curso é ministrado pela Professora Bernadette Kreutz Erdtmann e com a participação da acadêmica do Curso de Enfermagem, Jéssica Alves, ambas da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina, de Chapecó.

O treinamento aborda várias temáticas como: O processo do envelhecimento, o cuidador, a família e a ética; Necessidades humanas básicas do idoso; A segurança do idoso em seu lar; Cuidando do cuidador e os cuidados específicos com as doenças crônico-degenerativas e a morte.

Para a acadêmica Jéssica, está sendo uma ótima experiência estar em outros municípios repassando seus conhecimentos e ouvir relatos de pessoas que convivem diariamente com situações que requer conhecimento e dedicação. "Iniciei neste ano a minha participação nesse projeto e isso está sendo muito importante também para a minha formação enquanto profissional", lembra Jéssica.

Conforme a professora Bernadette, o objetivo do curso é trazer novas informações e compartilhar informações, buscando treinar os cuidadores leigos e membros de famílias, pessoas que sabem trabalhar e cuidar dos idosos mas que, não estudaram para isso e que precisam ampliar corretamente seus conhecimentos a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados para quem precisa. Destaca que a população idosa vem crescendo consideravelmente, o que exige que mais pessoas e profissionais estejam habilitados para cuidar dessas pessoas que já contribuíram com o lugar onde vivem e merecem viver com qualidade de vida e bons cuidados na fase em que se encontram. Segundo Bernadette, entre as doenças que mais acomete a pessoa idosa na região, estão as doenças de Alzheimer e Parkinson.

O curso é um projeto de extensão da UDESC, sendo realizado gratuitamente para os participantes, numa parceria entre a Universidade e a Prefeitura de União do Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

OUÇA "ENTREVISTA CURSO" – Reportagem e entrevista com a Professora Bernadette Kreutz Erdtmann e a acadêmica do Curso de Enfermagem, Jéssica Alves.