União do Oeste Sorridente – Programa devolve sorriso aos moradores

Sorrir sem medo, alimentar-se adequadamente e viver mais feliz, está sendo possível para muitos moradores de União do Oeste, beneficiados com o Programa União do Oeste Sorridente. Desenvolvido com recursos próprios da Prefeitura de União do Oeste através da Secretaria de Saúde, o programa consiste em atender e fornecer gratuitamente próteses dentárias para quem precisa. Criado e implantado no município no ano de 2011, através da Lei Municipal nº 897, de 09 de junho de 2013, o programa já beneficiou dezenas de moradores.

Conforme o secretário municipal de saúde, Vitório Gubert, cerca de 10 próteses são viabilizadas mensalmente, atendendo os pacientes inscritos mediante avaliação de todos os critérios exigidos pelo programa, passando pela equipe do social, pelo Conselho Municipal de Saúde para aprovação, para só então encaminhar para atendimento e avaliação da odontóloga.

Segundo a cirurgiã dentista, Glauciani Ziliotto, é importante que os pacientes sigam as orientações obtidas no consultório, mantenham uma ótima limpeza bucal, não deixando de comparecer nas consultas e revisões pelo menos a cada seis meses. "O sucesso do programa também depende do paciente", diz Glauciani.

Além do programa municipal de próteses, o município também tem parceria com o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, de Chapecó, que viabiliza mensalmente quatro (4) próteses para União do Oeste.

O secretário Vitório lembra que a demanda ainda é muito grande, mas que nos próximos meses será possível agilizar o atendimento e beneficiar mais pessoas num curto espaço de tempo, devido ao programa federal em que o município será contemplado. "Aderimos a um projeto do governo federal que prevê de 30 a 50 próteses mensais, onde já no mês de junho deste ano tivemos a aprovação. Agora aguardamos a portaria de credenciamento do governo federal para daí então, podermos fazer e entregar os materiais para quem precisar", destaca Gubert.