Vacinação contra Influenza – Meta é vacinar 436 idosos

Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do numero de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% da mortalidade global.


Neste ano de 2013 acontece a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como slongan: "Quem lembra da vacina se protege da gripe". O período de vacinação é de 15 a 26 de abril sendo que sábado dia 20 de abril, é o dia de mobilização nacional, com vacinação no Posto de Saúde no horário das 08h00min às 17h00min.

Em União do Oeste a vacinação também acontece diariamente na Unidade de Saúde e em horário de expediente normal, mediante apresentação da carteirinha de vacinação.
Conforme a enfermeira Márcia Pulter, a meta é vacinar 436 idosos durante a campanha. Lembra também que a vacinação se estende para os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, as gestantes, as puérperas (ate 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, e a população privada de liberdade.


O secretário municipal de saúde, Vitório Gubert destaca que, mesmo com as vacinas em dia é preciso também que as pessoas sigam as normas de higiene com as mãos e com os alimentos. Evitar ficar em locais fechados e com muitas pessoas, evitar ar condicionado sujo e sempre proteger a boca e ou o nariz quando for tossir e espirrar, pois tudo isso pode levar a contaminações de doenças.

No estado de Santa Catarina, o público alvo da campanha abrange um total de 1.508.628 (um milhão, quinhentos e oito mil, seiscentos e vinte e oito) pessoas.