Município conclui Projeto Escola no Campo

Desenvolvido entre as parcerias da Cooperalfa, empresa Syngenta, Fundação ABRINQ e a Secretaria Municipal de Educação de União do Oeste, o Projeto Escola no Campo teve como objetivo desenvolver atividades ligadas ao meio rural. Nos meses de agosto e novembro os alunos do 4º e 5º anos da Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti, realizaram ações de melhoramento do espaço em que vivem, receberam palestras e visitaram propriedades agrícolas, a fim de mostrar que é possível investir e melhorar a agricultura sustentável, focando também a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

Na tarde da última terça – feira (27) foi realizado o encerramento do projeto, envolvendo as entidades parceiras, alunos, professores, pais e autoridades dos municípios de União do Oeste e Águas Frias. Os dois municípios aderiram ao projeto e realizaram juntos o encerramento das atividades, sendo que Águas Frias participou com duas escolas da rede municipal( Núcleo Municipal de Tarumanzinho e Núcleo Municipal Professora Irene Filippi Tomé de Moura).

Durante o evento os presentes puderam acompanhar a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, bem como, assistir belíssimas apresentações que retrataram a vida no campo em sintonia com a natureza. Como forma de incentivo e reconhecimento da criatividade e talento, ao final foram premiados os alunos classificados com as melhores frases e desenhos desenvolvidos no projeto.

Presente no evento o prefeito em exercício Celso Matiello, parabenizou as escolas pelo brilhante trabalho desenvolvido, ao mesmo tempo em que agradeceu as parcerias formadas para a realização do projeto. Destaca que através das parcerias e o comprometimento de cada envolvido, é possível transformar e melhorar a realidade do lugar onde vivemos. "A Administração Municipal é parceria para que projetos como esse continuem sendo realizados e intensificados no município, afinal, ações assim contribuem para a preservação do meio ambiente, a produção sustentável no campo e a qualidade de vida das pessoas", diz Celso.

Representando a Cooperalfa o gerente da filial de União do Oeste, Flávio Carniel, destaca que a cooperativa desenvolve vários programas voltados ao homem do campo, assim como as parcerias com outras instituições, buscando o avanço das atividades no meio rural, a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente, o que ajuda a garantir o futuro das próximas gerações. Em suas colocações também parabenizou as escolas pelo empenho e o grande trabalho desenvolvido com o projeto.

Para o responsável pelo projeto na empresa Syngenta, o engenheiro agrônomo Álvaro de Oliveira, estar vendo a conclusão de mais um trabalho é sinônimo de alegria e satisfação, uma vez que, é mais uma "semente plantada" em novos municípios que também estão comprometidos com a vida. Lembra que o Projeto Escola no Campo existe com a empresa, desde 1999, e já participaram cerca de 500 mil crianças em nível de Brasil. "Estamos satisfeitos com a parceria e atuação das escolas de União do Oeste e Águas Frias, onde os alunos e professores mostraram muito empenho, criatividade e vontade de transformar, o que resultou em ótimos trabalhos que podemos acompanhar nesse encerramento", destacou Oliveira.

Entre os profissionais presentes e autoridades:
Celso Matiello – Prefeito em Exercício de União do Oeste
Álvaro de Oliveira – Engenheiro Agrônomo e Responsável pelo Projeto na Syngenta
Flávio Carniel – Gerente da Cooperalfa de União do Oeste
Eludir Zambori – Gerente da Cooperalfa de Águas Frias
Lúcia Steffens Soletti – Secretária de Educação de União do Oeste
Sidinei Lemes da Silva – Secretário de Educação de Águas Frias
Leodacir Pianesola – Presidente do Legislativo de União do Oeste
Zeni Favero Zucco – Vice – Presidente do Legislativo de União do Oeste
Paulo Gonçalves Soares – Vereador de União do Oeste
Justina Pasa Oro – Diretora da Escola Reunida Municipal Ângelo Soletti
Joseane Hamin – Diretora do Núcleo Municipal de Tarumanzinho
Iliandra Belé Gonçalves – Diretora do núcleo Municipal Professora Irene Filippi Tomé de Moura.