Prefeitura auxilia agricultores na abertura de reservatórios de água

Buscando a permanência dos agricultores no campo através de incentivos para a realização de suas atividades e busca de novas fontes de renda, é que a prefeitura de União do Oeste através da secretaria de agricultura e meio ambiente, presta um trabalho junto ao homem do campo.

Entre os incentivos nos programas e trabalhos de máquinas, está a parceria com o agricultor para a construção de reservatórios de água e açudes para a criação de peixes, como vem ocorrendo na propriedade de Wilson Brunhera, na comunidade de Linha Parafusinho.

Conforme a secretaria de agricultura, estão sendo construídos cerca de quatro reservatórios de água que também serão utilizados para a criação de peixes, uma nova atividade que o agricultor Wilson pretende iniciar.

Segundo Wilson, com o apoio da Administração Municipal na prestação de serviços de máquinas, está sendo possível se preparar para uma nova atividade, garantindo o sustento, o aumento da renda e a permanência da família na roça. "Se não tivermos apoio e não buscarmos novas alternativas, os nossos filhos sairão da propriedade em busca de trabalho na cidade e nós pais, acabamos ficando sozinhos e quando a idade aumentar e não tivermos mais forças, seremos abrigados vender a terra e ir morar também na cidade", diz o agricultor.

Para o prefeito Everaldo Luis Casonatto, o trabalho realizado junto aos agricultores é de suma importância para eles continuarem se fortalecendo, mantendo – se otimistas nas suas atividades. Lembra que para atender os agricultores na abertura de reservatórios de água, está disponível diariamente uma escavadeira hidráulica (Draga). Conforme Everaldo, o roteiro da máquina está seguindo pelas propriedades rurais de Linha Parafusinho, e em breve, estará nas outras comunidades conforme solicitações agendadas e cronograma pré – estabelecido pela secretaria de agricultura, vindo a atender todos os agricultores que precisarem.

Nesse período de estiagem a prefeitura de União do Oeste tem intensificado os trabalhos de abertura de reservatórios para água, porém, também em outras épocas do ano tem auxiliado com máquinas na construção de açudes, já que desenvolve no município o Programa de Piscicultura.