Programa PAA beneficia famílias e entidades do município

Através da coordenação da Cooperafle – Cooperativa Regional dos Agricultores Familiares, foi realizada na última quarta – feira (04/abril) em União do Oeste a aquisição e entrega de alimentos do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

O PAA coordenado pela Cooperafle atende os municípios de Coronel Freitas, União do Oeste e Jardinópolis, onde estão cadastrados 146 agricultores para fornecerem os itens de alimentos necessários conforme propõe o programa, sendo que União do Oeste possui atualmente 26 agricultores.
O programa tem como meta atender nos três municípios, cerca de 4.368 consumidores no período de 12 meses, investindo R$ 427.674,15 para aquisição de produtos da agricultura familiar que deverão ultrapassar os 177 mil quilos. Os recursos utilizados no programa são do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), vindos através da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento). Como parceiros na execução de tal projeto na região, além da Cooperafle o PAA conta com o apoio do Sintraf de Coronel Freitas e Região, da Cresol e das Prefeituras dos municípios de abrangência.

Conforme o presidente da Cooperafle, Adaiano Machado, o PAA faz a compra dos produtos dos agricultores e doa para entidades beneficentes, prestadoras de serviços sociais e famílias carentes pré – cadastradas. Com isso, segundo Machado, está sendo possível ajudar a melhorar a renda e a qualidade de vida de quem produz, bem como, proporcionar auxílio às entidades e famílias que mais precisam. Lembra que o projeto teve sua aprovação no final de 2011 e já passou a ser executado no início deste ano de 2012.

Trabalho Especial com Produtores e Beneficiados – Ainda segundo Adaiano Machado, conforme acontece em União do Oeste, além da compra de produtos dos agricultores e a doação desses produtos às entidades e famílias, também se adapta nessa ação um trabalho em conjunto com a secretaria municipal de agricultura e a Epagri, visando melhorar cada vez mais a qualidade do produto entregue pelo agricultor. Da mesma forma a parceria com o setor municipal de assistência social, visando um trabalho voltado à qualidade de vida das famílias e entidades beneficiadas, como por exemplo, a participação em cursos de formação.