Palestra reúne idosos para comemorar o 1º de outubro

Palestra ‘Cada idade tem sua juventude’ reúne idosos para comemorar o 1º de outubro

O Dia do Idoso, comemorado em 01 de outubro foi lembrado pela administração de União do Oeste com uma palestra na tarde de quinta-feira (30), seguida de um coquetel aos presentes.

Com o palestrante Elizandro Pagani, os idosos relembraram histórias do passado, cantaram ao som da gaita e do violão as músicas que marcaram sua história e ainda conversaram sobre a importância do envelhecer saudável.

Elizandro conversou com os presentes sobre a importância de sentir gratidão por envelhecer e se valorizar quanto pessoas. “Se temos tudo que é hoje foi porque muitos de vocês derrubaram os matos e fizeram o progresso. O envelhecimento é algo natural, a diferença é como se envelhece. Temos que nos perguntar: Estou vivendo bem? Cuidando da minha saúde? O que eu faço por mim? Sempre podemos viver um pouco melhor”, disse o palestrante.

Ele ainda alertou para os sentimentos de raiva e estresse, que faz com que se envelheça antes. “Nesse momento de pandemia precisamos vigiar ainda mais nossos pensamentos. Sabemos que muitos sentiram e sentem solidão, ansiedade e até depressão e é desafiador lidar com nossos sentimentos. Mas temos que fazer atividades que nos gerem prazer e aproveitar essa fase da nossa vida”, aconselhou Elizandro.

Para a Secretária de Assistência Social, Juliana Coppi, o evento serviu para valorizar a experiência de vida da terceira idade. “Nessa palestra abordamos o tema ‘Cada idade tem sua juventude’ para que eles possam resgatar a energia que a idade traz. É o momento para que eles também retomem o contato, claro, tomando sempre os cuidados necessários”, disse.