Projeto “Promovendo a Cidadania” proporciona palestra na escola

A Secretaria Municipal Assistência Social, por meio do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social, proporcionou na última quinta – feira (08) mais uma palestra aos alunos e professores da rede estadual de ensino.

Sendo um trabalho do projeto "Promovendo Cidadania", a palestra ministrada pela Assistente Social, Lucivane Matiello, teve como tema, "DIVERSIDADES E DIFERENÇAS". O momento abordou as diferenças existentes na sociedade, principalmente na escola, buscando destacar a importância do respeito, da tolerância e o entendimento para que as diferenças não sejam sinônimos de problemas e sim de troca de experiência e aprendizado.

Conforme Lucivane, vivemos em uma sociedade que apresenta muitas diferenças, sejam elas sociais, culturais, de raça, gosto e opiniões. Para o bom entendimento e o viver bem em comunidade, vai depender de cada um respeitar o seu e o limite do outro. Que para cada direito existe um dever e o "direito de um vai até onde chega o direito do outro". Lucivane lembra também que, ninguém pode viver isolado, que cada qual depende do outro para se relacionar, sendo que a reflexão das atitudes antes e depois de serem feitas, somado ao compromisso assumido como cidadãos diante da sociedade, é primordial para que todos possam viver em harmonia mesmo com as inúmeras diferenças.

Para finalizar a palestra foi realizada a dinâmica do graveto, com a participação de um aluno, o qual demonstrou aos colegas que quebrar um único graveto é fácil, porém quebrar vários ao mesmo tempo, torna-se difícil. Diante de tal apresentação a Assistente Social Lucivane Matiello destacou que: "Uma escola ou uma sociedade unida é forte para vencer qualquer preconceito, diferença ou problema, e que juntos é possível avançar e viver cada vez melhor".

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS agradecem a parceria da Escola de Educação Básica São Luiz, pelo espaço oferecido e a participação em mais um trabalho do projeto "Promovendo Cidadania".