Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância do grupo de gestantes

Com o objetivo de facilitar a disseminação da informação, a apropriação do conhecimento e favorecer a troca de experiências sendo de grande importância para as futuras mães conhecerem todo o processo que envolve o ciclo gravídico-puerperal, a Secretaria Municipal de Saúde convida todas as gestantes do município de União do Oeste a participar do grupo de gestantes.

Por trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS), a enfermeira Márcia Pulter destaca que vem notando um vínculo entre profissional e paciente, favorecendo a participação ativa de todos, tornando gratificante para ambas as partes. Contudo, este trabalho surgiu com o objetivo de enfatizar a importância dos grupos de gestantes nas UBSs.

Ainda conforme Márcia, a gestante precisa estar preparada e consciente das mudanças que ocorrerão no seu corpo durante a gravidez para viver essa fase com bastante tranquilidade. Sendo assim, os temas trabalhados com o grupo são:

1. A importância do pré-natal e as fases da gestação;

2. Medicamentos na gravidez: medicamentos que a gestante pode ou não pode usar durante a gravidez e orientações de uso;

3. Orientação sobre o teste do pezinho, teste do olhinho, teste da orelhinha, e as primeiras vacinas;

4. Nutrição gestacional, Aleitamento Materno (incentivo a amamentação) e saúde do bebê. Alimentação da gestante e criança até os 2 anos de idade.

5. Tipos de parto (normal, cesárea, fórceps).

6. Cuidados com o recém-nascido: banho, curativo do coto, alterações fisiológicas próprias do recém-nascido, pega correta do peito e organização da bolsa do bebê e mamãe para a maternidade e do enxoval.

7. Volta a atividade sexual e utilização de métodos contraceptivos.

8. Aspectos psicológicos da gestação (sexualidade, auto estima, fatores emocionais) e puerpério (baby blues).

9. Cuidados bucais da mãe e do recém-nascido até os dois anos.

10. Exercícios e cuidados com a postura na gestação.

11. Direitos das gestantes.

12. Primeiros socorros à gestante, ao recém-nascido e a criança.

Os encontros acontecem toda 3º sexta-feira de cada mês, na sala de reuniões da Unidade Básica de Saúde, com início às 13h30min.

A secretária municipal de saúde, Julse Daniel, destaca que na atual gestão foram incrementadas novas ações no projeto. “Fizemos uma reformulação do projeto para melhor atender e acompanhar as futuras mães”, garante a secretária.

Com o intuito de estimular a participação nos encontros do grupo de gestante, e de garantir um pré-natal, parto e nascimento de qualidade bem como alcançar os indicadores acerca do período gestacional, a Secretaria Municipal de Saúde fornecerá á toda gestante cadastrada no município um Kit maternidade composto por banheira, bolsa, meia, toalhinha de boca, babador, travesseiro, mantinha, sabonete, shampoo, cotonete, gorro; também um ensaio fotográfico da gestante e do bebe com 10 lembrancinhas 5×7 e um quadro com foto 15×21.

• Critérios para ganhar o kit Maternidade:

1º Iniciar o pré-natal ainda no primeiro trimestre de gestação (12 semanas).

2º Atingir o número mínimo de 06 consultas de pré-natal na Atenção Básica.

3º Realizar vacinas contra a Covid-19 (1ª, 2ª dose e reforço).

4º Realizar um atendimento odontológico durante o pré-natal.

• Critérios para ganhar o ensaio fotográfico:

1º Iniciar o pré-natal ainda no primeiro trimestre de gestação (12 semanas).

2º Atingir o número mínimo de 06 consultas de pré-natal na Atenção Básica.

3º Participar de no mínimo 03 encontros do grupo de gestante.