União do Oeste sedia curso para gestores da saúde de 23 municípios

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) juntamente com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) realizam nesta quarta-feira (24) em União do Oeste, o curso “Gestão das PICS” direcionado para os gestores da área da saúde de 23 municípios da região.

O curso integra as ações de formação para a consolidação das PICS nos municípios catarinenses. E são desenvolvidos pelo Programa Observatório Catarinense das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (OC-PICs). Institucionalizado na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rede PICS Brasil, IdeiaSUS-Fiocruz.

Quem ministra o curso é Elvis Roberto Giacomim, coordenador UFFS do programa. Para ele, é uma alegria trazer essa capacitação para os profissionais da saúde dos municípios da região. “O curso tem a função de dar apoio na construção das práticas integrativas dentro dos municípios. Já percorremos boa parte dos municípios do Oeste e chegou o momento de União do Oeste sediar e ser o polo para a região da Amosc”, destacou Elvis.

Ainda conforme o coordenador, o objetivo do evento além de capacitar os profissionais da saúde para implantar ou aperfeiçoar as práticas integrativas e complementares em saúde, é de deixar cada município com uma política específica para estas práticas integrativas. “Entendemos que as terapias têm uma função complementar e integrativa que trazem opções de tratamentos menos invasivos para que as pessoas tenham saúde de uma forma integral”, completou.

A abertura oficial do encontro contou com a participação do prefeito Valmor Golo, do Chefe de Gabinete, Helias Alves e da Secretária de Saúde, Julse  Daniel. O prefeito Valmor Golo, deu as boas vindas aos gestores participantes e destacou a importância da capacitação para fortalecer a implantação e o trabalho com as terapias alternativas nos municípios.