Destino correto para carcaças de bovinos

A partir deste mês de março de 2018, a Administração Municipal de União do Oeste passou a prestar um novo serviço junto aos agricultores.

 

Com base na Lei Estadual 16.750/2015, que dispõe sobre o procedimento para retirada de animais mortos das propriedades rurais e sua adequada destinação, o município em processo de licitação contratou empresa especializada para o trabalho.

 

Realizado pela empresa Transporte e Coleta PREVIATI, o serviço é de recolhimento de animais bovinos quando mortos nas propriedades. As carcaças são destinadas para transformação em farinhas de carne e ossos, gordura ou óleo animal e fertilizantes.

 

Conforme o secretário de agricultura e meio ambiente, Paulo Gonçalves Soares, o município paga R$ 100,00 por animal recolhido, não tendo custo para o agricultor. O que fica de responsabilidade do agricultor será a solicitação do serviço, devendo:

 

  • Deixar o animal morto em local de fácil acesso para o recolhimento;
  • Entrar em contato com a empresa responsável ((49) 9 99681976 / 9 99238885), informando o número do brinco do animal para que a empresa possa dar baixa e fazer a guia de transporte. Desta forma também o município poderá efetuar o pagamento do serviço;

 

 

O secretário Paulo ainda destaca que com a implantação desse trabalho nas propriedades, além do destino correto dos animais mortos ajudando na preservação do meio ambiente, evita-se os transtornos com deslocamentos de máquinas e operadores nas propriedades quando ocorrer uma morte animal, o que sempre resultava em elevados custos para os cofres públicos.