Palestras marcam o encerramento do Projeto “Adolescer Consciente”

Na última quarta-feira (07), foi realizado o Encontro Final do Projeto “Adolescer Consciente”, numa parceria entre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),de União do Oeste, Secretaria Municipal de Saúde e Escola de Educação Básica São Luiz.

Realizado no auditório do Colégio Estadual São Luiz, o evento contou com a atuação de profissionais de saúde que palestraram sobre diversos assuntos, como o médico da Unidade Municipal de Saúde, André Magri que falou sobre a importância da fase da adolescência e os devidos cuidados uma vez que, é o momento de transformação, não só do corpo, mas também psicossocial. Uma fase de descobertas e conflitos em que a família deve estar bem presente pois, muitas soluções devem se dar na família que é a base, o suporte seguro para o fortalecimento do adolescente .

A palestrante convidada, a professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Unochapecó, Ana Cristina, abordou o tema “Gravidez: do desenvolvimento à nova vida”, onde ela explicou as etapas da gravidez, o comprometimento e a importância das pessoas terem acesso as informações, buscando encarar a sexualidade de forma natural. “O ser humano foi feito para reproduzir e perpetuar a espécie. Somos comandados por hormônios que estão no nosso cérebro. A vida inicia no momento da fertilização. Deve-se observar que as meninas menstruam mais cedo, e com isso o número de adolescentes grávidas aumentou, tornando-se um caso de Saúde Pública. É importantíssimo os adolescentes e demais pessoas terem acesso a informação e meios para desfrutar da melhor maneira possível a sexualidade” destacou Ana.