CRAS implanta Oficina de Capoeira

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de União do Oeste vem realizando e ampliando suas atividades para melhor atender as famílias do município. As famílias têm suas necessidades e potencialidades identificadas, recebem atendimento, orientações e são encaminhadas para a rede de serviços socioassistenciais, como os serviços de educação, saúde, obtenção de documentos e outros.


Entre os serviços proporcionados pelo CRAS, está a realização de oficinas socioeducativas, com trabalhos também voltados ao artesanato e ao esporte. No início do mês de abril deste ano de 2013, uma nova oficina vinculada ao CRAS começou a ser trabalhada no município, beneficiando adolescentes com idade entre 15 a 17 anos.


Conforme a assistente social, Lucivane Matiello, a nova oficina de capoeira tem o propósito de fortalecer o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos de adolescentes, uma vez tipificado como referência ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Destaca que, além de toda a atividade motora com gingas e aspectos voltados a capoeira, o instrutor trabalha com o grupo de adolescentes, o lado emocional, o comportamento, a disciplina, o respeito e a convivência em grupo.


Para facilitar o acesso dos adolescentes estudantes, nesta oficina, as aulas acontecem todas as segundas – feiras nos períodos matutino e vespertino, sob a coordenação do professor Tiago de Macedo da cidade de Chapecó – SC.