Município trabalha o PNAIC com educadores de rede municipal

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos das esferas Federal, Estadual e Municipal, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de  “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”. Este ano de 2017 a Educação Infantil foi inserida neste processo contemplada no pré I e pré II , entre quatro (4) e cinco (5) anos.

O município de União do Oeste aderiu ao pacto em outubro do ano de 2016,  sendo que neste ano deu continuidade onde iniciou no final do mês de agosto de 2017 e se estende até maio do ano de 2018.  Tem como coordenadora local do município, Evandra Casonatto Dal Berto, e as formadoras Eliane Daniel Pertusatti do Ensino Fundamental, e Sirlei Zardo Trentin da Educação Infantil.

Conforme Evandra, as formações acontecem no Polo de São Carlos, sendo dois (2) dias por mês, contemplando 16 horas de formação. Já no município são realizamos estudos com os professores, sendo quatro (4) horas semanais dando ênfase em Língua Portuguesa e Matemática, como prevê o programa que efetivamente permitam às crianças a consolidação dos direitos, das competências e das habilidades de leitura, escrita e matemática, previstos para serem alcançados em cada ano do Ciclo de Alfabetização.

No último dia 13 de novembro a convite da coordenação, para colaborar com a formação dos professores da rede municipal de ensino, esteve em União do Oeste a Fonoaudióloga Marcela Renostro, da APAE de Pinhalzinho, que trabalhou o tema “Consciência Fonológica”.