Governador inaugura escola em União do Oeste

O governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira inaugura na tarde desta sexta-feira, 12, no município de União do Oeste a nova Escola de Educação Básica, São Luiz. Segundo o secretário Regional de Quilombo, Jaksom Castelli, a obra teve inicio em janeiro de 2012 e levou menos de dois anos para a conclusão. “O Governo do Estado investiu mais de R$ 4,3 milhões. Foi construído 2712 m². Também auditório de aproximadamente 410 m² e reservatório de água. Serão 11 salas de aula, uma sala de vídeo, uma biblioteca, uma sala de informática, uma sala de artes, um laboratório de química e física. Também salas de reuniões dos professores e toda a estrutura de banheiros e cozinha nos dois pavimentos da nova escola” explica Castelli.

A inauguração acontece às 14 horas com a presença do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira, secretário da SDR Jaksom Castelli, a gerente de Educação da SDR, Odila Fortti, o diretor Vilso Casagranda, funcionários da Educação, prefeito de União do Oeste, Everaldo Luis Casonatto, da diretora da escola Elza Gobbi Tessaro, da Associação de Pais e Professores e demais convidados.

Histórico da E.E.B. São Luiz

A Escola de Educação Básica São Luiz, de União do Oeste SC pertence a 32ª GERED com sede em Quilombo. Em 1956, na Comunidade de São Luiz, Município de Coronel Freitas, surge a primeira Escola pertencente à Rede Municipal de Ensino a qual passa a denominar-se Escola Municipal São Luiz. Em 1964, a Escola passa a pertencer à Rede Estadual de Ensino, passando a denominar-se Escola Isolada Estadual São Luiz. Em 1974, é encaminhado o Processo de criação aos órgãos competentes, e assim recebe o deferimento e é transformada em Escola Básica São Luiz, autorizando ao mesmo tempo o funcionamento da 5ª série.

Um decreto de 1977 autoriza o funcionamento da 6ª e 7ª série, e em 1978 autoriza o funcionamento da 8ª série. No ano de 1983 cria o curso de Pré-Escolar autorizando. A Unidade Escolar passou a funcionar como Escola Básica com o número de 188 Alunos, distribuídos em quatro turmas de 5ª série, em salas adaptadas junto ao Salão Comunitário. As turmas de 1ª à 4ª séries tiveram funcionamento junto às duas salas de aula da antiga Escola Isolada.

A construção da 1ª escola

Em Julho de 1976 foram iniciadas as atividades de construção do novo prédio escolar, concluído e inaugurado no dia: 03/04/1977. Com o aumento populacional em 1988 foi criado o município de União do Oeste – SC, onde o então Distrito de São Luiz passa a ser sede do novo município, passando a denominar-se União do Oeste surgindo assim, a necessidade da criação de um Curso de 2º Grau.

Em abril de 1989, a Escola com seu pessoal técnico-administrativo, docente e discente discutem a ideia da elaboração de um processo para a criação do Curso de 2º Grau, hoje denominado Ensino Médio, que foi aprovado no ano de 1989. Em 2000, a Escola passa a denominar-se Escola de Educação Básica São Luiz.

A Escola de Educação Básica São Luiz atualmente conta com 262 alunos matriculados e distribuídos em 14 turmas. Os níveis de ensino oferecidos são: ensino fundamental de 9 anos,  6º ano, 7º ano e 8º ano e 9º ano (matriz  1181) e Ensino Médio (matriz 2910). No período matutino são oferecidas aulas para os alunos de todas as turmas do Ensino Médio e todas as turmas do Ensino Fundamental. No período vespertino são oferecidas aulas para os alunos de todas as turmas do Ensino Médio e todas as turmas do Ensino Fundamental.

Fonte das informações:

Diógenes Di Domenico Finger