Município recebeu o Planetário Móbile

"Estimular o conhecimento da Astronomia é conscientizar o homem sobre seu lugar no universo e seu papel como cidadão no planeta". Está é a missão do Projeto Móbile, apresentado na quarta – feira (06) na cidade de União do Oeste, e que há dez anos leva o planetário às escolas, e suscitando discussões de caráter humano e ambiental.

A equipe do Projeto Móbile, vinda diretamente da cidade de São Paulo, instalaram o planetário (uma espécie de bolha gigante com capacidade de 80 pessoas, onde o público faz uma viagem simulada através de imagens surpreendentes vendo as estrelas, o sistema solar com os planetas e suas localizações, numa viagem interplanetária) no ginásio estadual Pedro Ivo campos, envolvendo alunos e professores da rede estadual e municipal de ensino, num momento de conhecimento e ao mesmo tempo de entretenimento, pois as imagens e a tecnologia empregada durante a apresentação surpreendeu a todos.

Conforme José Carlos Cabral, membro do Projeto Móbile, desde 1999 mais de um milhão de alunos em diversas cidades brasileiras já receberam a visita do Projeto. Lembra que os temas abrangem todas as faixas etárias e se adaptam a feiras de ciências e outros eventos. Destaca que União do Oeste está de parabéns em aderir a esse projeto, possibilitando que as escolas tivessem uma aula diferente, sentindo outra emoção no aprendizado do universo que até então era feito apenas em sala de aula e no manuseio de livros e acesso a internet.

Os profissionais do Projeto Móbile destacam que, por trás do espetáculo, existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com os valores da Nova Educação. As apresentações são permeadas de temas transversais que podem ser explorados em discussões posteriores, em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em soluções criativas no processo ensino-aprendizagem.
A realização do evento foi com apoio da Prefeitura de União do Oeste através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, e em parceria com a Escola Reunida Municipal Angelo Soletti e a Escola Estadual de Educação Básica São Luiz.