PROERD é realizado em União do Oeste

Numa parceira entre o município de União do Oeste através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, foi implantado em União do Oeste o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o conhecido PROERD.

O início das atividades do programa foi no dia 27 de agosto, atendendo cerca de 40 alunos das duas turmas de 5º ano da escola Reunida Municipal Ângelo Soletti. Realizadas todas as quartas-feiras em período normal de aula, as aulas do programa são ministradas pelo soldado Emerson Eurico dos Santos, do 2º Batalhão da 4ª Região da Polícia Militar Fronteira, da cidade de Chapecó.

Conforme o soldado Emerson, as atividades do PROERD em seu novo currículo implantado nesse semestre em todo o estado, estão relacionadas à responsabilidade. Desta que além do programa trabalhar assuntos como as drogas, violência e o bullying, o principal foco é a tomada de decisões diante de situações do dia a dia, com decisões inteligentes e conscientes que não venham prejudicar a vida e o futuro do aluno.

Segundo a diretora da escola, Justina Pasa Oro, os encontros acontecem todas as quartas-feiras, totalizando 10 encontros até o final. A conclusão será com formatura e entrega de certificados aos participantes.  Como o programa veio para prevenir, conscientizar e ajudar no combate contra as drogas e a violência, Justina enfatiza que o acompanhamento dos pais e o apoio da comunidade são de suma importância para o sucesso do PROERDE em União do Oeste.

Em União do Oeste o PROERD conta também com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e da Assistência Social.