Profissionais da saúde realizam o Levantamento de Índice de Amostra

Uma equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) iniciou, nesta segunda-feira (21), o Levantamento de Índice de Amostra (LIA), na área urbana de União do Oeste. Estão sendo visitados mais de 350 domicílios para verificar possíveis focos do mosquito aedes aegypti. Nesta tarde, o prefeito Valmor Golo e a secretária de saúde Julse Daniel conversaram com os servidores que trabalham na ação.

Eles parabenizaram o empenho das agentes de saúde, da vigilante sanitária e de endemias pela preocupação em manter a cidade livre do mosquito aedes. Os profissionais checam se há água parada e com larvas. A orientação é para evitar diferentes situações, tais como: lixo depositado em terrenos baldios, lixeiras sujas, lixo fora das embalagens, entulhos em terrenos, pneus, caixas d’água, reservatórios para coleta de água da chuva sem tampa ou com espaços onde o mosquito pode se reproduzir, calhas sujas, vasos de planta com água, lixo nas ruas e bebedouros para animais sem qualquer limpeza.

Os casos de coletas de larvas encontrados no LIA serão encaminhados para testes, com o objetivo de identificar se são provenientes do mosquito transmissor da dengue. Embora os profissionais da saúde estão realizando esse trabalho, é importante que cada morador realize uma inspeção cuidadosa em seu local de moradia.