Prefeitura vai produzir um vídeo documentário da história de União do Oeste

Na segunda-feira, dia 11, o prefeito Valmor Golo e agentes culturais assinaram termo com o município de União do Oeste, para executar projetos com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. O primeiro projeto foi assinado com a agente cultural Produtora Boop Ltda, objetiva fazer um resgate histórico e cultural do União do Oeste, por meio do audiovisual.

Ou seja, a produção de um vídeo documentário contando a história da constituição do município, aspectos culturais, étnicos, religiosos, comunitários e econômicos. O investimento nessa produção histórica é de R$ 25.295,95.

Para o prefeito Golo, um dos objetivos da atual gestão era fazer um resgate histórico para manter vivas as lembranças da colonização. “Não é uma obra física, muito mais do que isso, é uma conquista para o nosso povo, investir na nossa história, registrar as memórias de quem veio desbravar esse chão e enfrentou tantas dificuldades. Assim vamos deixar produzido um material para as próximas gerações”, constata.

O segundo projeto apoia a Associação das artesãs da Praça, com o projeto Alegria de Aprender, tendo como objetivo confeccionar chinelo, cuia, artesanato para a comercialização em feira. O valor do contrato assinado é na ordem de R$ 8.348,16.

Participaram do ato de assinatura dos termos, o prefeito Valmor Golo, a secretária de educação, cultura, esporte e turismo Elza Gobbi Tessaro, a diretora de cultura Sandra Piana, coordenadora da cultura Edivane de Almeida de Adolfo, gestora de convênio Suélem Dal Santo Tessaro e os agentes culturais: Nelcira Cuminiki e Cássio Cunha.