Jovens Prestam Juramento à Bandeira

Num intercâmbio entre a 213ª Junta de Serviço Militar de União do Oeste e a 253ª Junta do município de Jardinópolis, foi realizada na manhã desta quinta – feira (22) a cerimônia de entrega de certificados de dispensa de incorporação (CDI) e juramento à bandeira. Envolvendo jovens alistados da classe de 1995 e anteriores, bem como, autoridades municipais dos dois municípios, a solenidade foi realizadana Escola Nucleada Municipal Castro Alves de Jardinópolis.

Conduzidos pelo 1º tenente e delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, Carlos Henrique Tosta, os jovens prestaram o seguinte compromisso:“Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais, e consciente dos deveres que a constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com minhas obrigações militares. Inclusive a de atender às convocações de emergências e, na esfera das minhas atribuições a dedicar – me inteiramente aos interesses da pátria, cuja honra, integridade e instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida”. 

O tenente Tosta, destacou a importância dos jovens estarem em dia com o serviço militar, tendo em mãos um documento que ao mesmo tempo em que firmam o compromisso com a pátria, lhes garante os direitos de cidadão brasileiro, seja para ingressar na faculdade, prestar concurso público, entre outros momentos em que o CDI será exigido. Aproveitando também a presença de professores e alunos, o tenente destacou o compromisso de cada cidadão para com a sua comunidade, onde cada criança, jovem, adulto ou idoso pode fazer a diferença, ajudando promover ações para a paz, a união e a qualidade de vida. 

Ao deixar sua mensagem, o prefeito Sadi Gomes Ferreira, falou da importância de preservar os bens públicos. Ao considerar que os jovens dispensados completaram 18 anos, o prefeito pediu a eles respeito à vida. "É comum o jovem sonhar em fazer a carteira de motorista, mas é preciso ter prudência e respeitar a própria vida e a do próximo", afirmou.  

O assessor de comunicação, Dovaldo Palmorio, representou o prefeito de União do Oeste, Everaldo Luis Casonatto, e disse que para prestar serviço à pátria não é necessário somente ser militar. "Podemos dar nossa contribuição prestando ajuda nas atividades comunitárias, da igreja e social", lembrou.   

Veja  fotos no site da prefeitura de Jardinópolis: www.jardinopolis.sc.gov.br (parceria com: Assessor de Imprensa, Idiomar Tessaro)