Município recebe o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos

A questão a cerca dos resíduos sólidos urbanos, juntamente com os demais setores do saneamento básico apresentam-se como determinantes para sustentabilidade, tendo em vista a possibilidade de contaminação e poluição que os mesmos oferecem considerando o volume e as tipologias geradas nas diversas atividades humanas, questão que se agrava cada vez mais pelo crescimento populacional e pelo incremento da produção de resíduos ocasionado pelas modificações nos padrões de consumo.

Os resíduos sólidos urbanos são de responsabilidade do poder público municipal, incluindo, de forma genérica, os resíduos domésticos, resíduos com características domésticas gerados em estabelecimentos comerciais e resíduos provenientes de limpeza urbana como podas, capinas e varrições. Os resíduos gerados em atividades econômicas, principalmente os que apresentam algum tipo de periculosidade são de responsabilidade dos geradores.

Grande parte dos municípios brasileiros apresentam ações voltadas para a coleta dos resíduos, no entanto, não atendem às necessidades no que se refere ao tratamento e destinação final adequado.

União do Oeste juntamente com os demais municípios do Consórcio Intermunicipal Velho Coronel – CVC, preocupados com a questão dos resíduos, aderiram à elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos – PMGIRS, de acordo com o que determina a Lei Federal 12.305/2010, que "Institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos" e demais normas ligadas ao assunto. A elaboração dos Planos foi através do CVC, num trabalho realizado pela CERNE Ambiental – Engenharia e Consultoria.

Em solenidade realizada na tarde desta quinta – feira (27), no município de Coronel Freitas, foram entregues aos municípios os Planos de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, com a presença de autoridades e funcionários técnicos dos municípios pertencentes ao Consórcio. União do Oeste esteve representado pelo Prefeito Everaldo Luis Casonatto e a Assistente Administrativa, Suélem Dal Santo Tessaro.

Segundo Everaldo agora com o plano em mãos, o próximo passo é fazer os devidos encaminhamentos ao Poder Legislativo Municipal para a aprovação da lei que irá regulamentar a implantação e a execução do plano no município de União do Oeste.