Município foi sede do Curso de Arbitragem e etapa do JESC de Badminton

No final de semana, dias 11 e 12 de maio, o município de União do Oeste sediou o Curso de Arbitragem e a etapa regional dos JESC – Jogos Escolares de Santa Catarina, na modalidade de Badminton com atletas entre 12 a 14 anos. Os eventos aconteceram no ginásio estadual de esportes Pedro Ivo Campos.

O Curso envolveu professores de educação física da região, numa realização da Federação Catarinense de Badminton e com apoio da Prefeitura de União do Oeste, somado a parceria com a Apef – Rq (Associação de Professores de Educação Física da Regional de Quilombo). Sob a coordenação do Diretor de Arbitragem da Federação, Djonatan Voltolini, os professores participantes aprenderam na teoria e na prática as regras e funções da arbitragem, podendo utilizar os conhecimentos nos JESC, já que a competição aconteceu no mesmo local do curso.

Conforme Djonatan, o curso procurou fazer uma preparação para que os participantes possam estar atuando como árbitros, seja nas competições locais, regionais ou de nível estadual. Lembra que a realização do curso também se deve ao interesse da região pela busca de qualificação, sendo que União do Oeste com o apoio da Prefeitura e o trabalho de mobilização da professora Teonila Conte Vicenzi junto com seus colegas professores, possibilitou uma ótima capacitação.

Para a professora Ana Paula Marsaro, do município de Quilombo, o curso veio para aumentar a qualificação profissional, trazendo conhecimento na modalidade de badminton, possibilitando que os municípios da regional possam treinar e formar suas equipes e participar das competições no estado. "O badminton é uma modalidade ainda nova na região, mas que aos poucos vem ganhando o seu espaço. Acredito que em muito ele ainda irá contribuir com a nossa região", destaca Ana.