Cursos de Artesanato no CRAS despertam criatividade

Entre as atividades realizadas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, também está a realização de cursos de artesanatos envolvendo mães e adolescentes do Programa Bolsa Família. Neste mês de abril estão em andamento os cursos de bordado em chinelo e trançado em fita.


Conforme a Monitora de Artesanato, Marciane Polli, os cursos para as mães são desenvolvidos nas sextas – feiras, sendo no período da manhã o curso de bordado em chinelo. Na parte da tarde são realizados os trabalhos do trançado em fita. "Enfatizamos que o artesanato motiva as pessoas, pois, além do conhecimento e possível fonte de renda, também é uma meio de integração entre as participantes, desperta a criatividade e aumenta a autoestima", diz Marciane.


Para as mães participantes do curso de bordado em chinelo, Augusta da Rosa e Lúcia Jardini, é uma alegria estar aprendendo e se encontrando com outras mães. "Estou contente em participar. Quero começar a fazer em casa para vender e poder comprar aquilo que eu preciso", destaca Augusta.


"Antes de começar este curso eu estava passando por uma situação complicada, estava em depressão e me sentia sozinha. O pessoal da Assistência Social me procurou e comecei a participar. Hoje aqui com minhas amigas estou feliz e vejo que posso fazer coisas que não imaginava antes. Além de aprender o artesanato, estou aprendendo a ser mais tranquila e ver as coisas boas que a vida e Deus nos oferece", diz feliz a mãe Lúcia.


Conforme a Assistente Social Lucivane Matiello, todos os trabalhados realizados pelo CRAS buscam o fortalecimento de vínculos comunitários e familiares, contribuindo no processo de autonomia e emancipação social, evitando que as pessoas tenham seus direitos violados.

 

IMPORTANTE: Parte dos depoimentos das mães e colocações da Monitora Marciane – ouça logo abaixo em: AUDIO CRAS.