Atletas de Badminton conquistam medalhas em competição regional e estadual

Com treinos realizados semanalmente através de oficina, a prefeitura de União do Oeste por meio da secretaria de educação cultura e esportes, está incentivando crianças e adultos na prática de uma nova modalidade esportiva implantada no município.

O badminton ou badmínton é um esporte olímpico desde o ano de 1992. Já é uma modalidade esportiva nos Jesc (Jogos Escolares de Santa Catarina) e Jebs (Jogos Escolares Brasileiros). Pode ser jogado individual ou em duplas, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e uma peteca ou volante.

Neste mês de maio o município de União do Oeste marcou presença em duas importantes competições de badminton. Nos dias 26 e 27 de maio, 19 crianças atletas participaram do Campeonato Estadual de Badminton, realizado na cidade de Blumenau. Nesse evento a equipe, sob a coordenação da monitora esportiva e instrutora Teonila Conte Vicenzi Casonatto, conquistaram as seguintes colocações:
Sub 13 Masculino
1º lugar – Atleta: Deividy Piana
2º lugar – Atleta: Alan Siqueira
3º lugar – Atleta: Gabriel Orlandini

Sub 13 Feminino
2º lugar – Atleta: Adrieli Morgan

Sub 11 Feminino
2º lugar – Atleta: Maria Eduarda Colla Giovanoni
3º lugar – Atleta: Heloysa Bergamaschi

Já no dia 29 de maio, União do Oeste participou no JESC – Jogos Escolares de Santa Catarina – fase regional na cidade de Xaxim, com atletas na idade de 12 a 14 anos. Nessa competição foi garantida a seguinte colocação, inclusive a classificação para a fase estadual da competição, que irá acontecer entre os dias 22 e 24 de junho na cidade de Lages.
Colocações:
Badminton Masculino
2º lugar – Atleta: Deividy Piana

Badminton Feminino
2º lugar – Atleta: Talita Vicenzi Casonatto

Conforme a monitora e instrutora Teonila, os atletas estão de parabéns pelas importantes conquistas, resultado da própria determinação, a seriedade nos treinos, o comprometimento e a superação diante das competições que foram de excelente nível. Lembra que são poucos meses em que o município de União do Oeste implantou e está treinando a modalidade, mas já é destaque no estado uma vez que, disputou com atletas de municípios que há muitos anos estão treinando o badminton.

Em nome da Administração Municipal de União do Oeste, o prefeito Everaldo Luis Casonatto parabeniza os atletas pelas conquistas e por representarem muito bem o município. Agradece também aos pais que autorizaram seus filhos para irem às competições, e por incentivarem suas crianças na prática do esporte.

Sendo um dos municípios da regional de Quilombo, com maior destaque esportivo tanto nas conquistas dos atletas como na realização de eventos locais, regionais e estaduais, União do Oeste será mais uma vez palco de um grande evento esportivo. No mês de julho, dias 28 e 29 vai sediar a 2ª fase do estadual de badminton.