União do Oeste na prevenção contra a Febre Amarela

Frente à situação epidemiológica da febre amarela no país, o Estado de Santa Catarina precisa fortalecer suas ações de vigilância, para garantir e prevenir que não haja circulação do vírus da febre amarela no Estado. Para isso precisa do auxilio de vários setores e entidades para que o objetivo da ação planejada seja alcançado.

Sendo assim em União do Oeste no dia 22 de março, reuniram-se representantes dos setores das Secretarias da Saúde, Educação, Agricultura, CIDASC, EPAGRI e veterinários vinculados ao município, juntamente com o Biólogo Cristiano Ilha, da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Chapecó. O objetivo foi informar para que todos procurem buscar informações principalmente nas áreas rurais, quando constatado macacos mortos ou “doentes” com dificuldade de locomoção, para urgentemente entrar em contato com a vigilância epidemiológica do município. Conforme o Biólogo Cristiano, os macacos não transmitem a Febre Amarela para o homem, mas eles são os primeiros a adoecer quando existe a doença, por isso servem de alerta do perigo uma vez que, a febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos da mata e da cidade.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, o trabalho de repasse de informações estão sendo intensificadas também nas comunidades do interior, com o auxílio das agentes de saúde.

Mais informações: Áudio em com colocações do Biólogo Cristiano Ilha, da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Chapecó