Defesa Civil disponibiliza Equipamentos e Água Potável para União

Cerca de 10 (dez) caixas com capacidade de 10 mil litros e quatro (4) caixas de cinco (5) mil litros, foram entregues pela defesa civil estadual ao município de União do Oeste. Além dos equipamentos, foram disponibilizados 30 (trinta) mil litros de água potável.

Conforme o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Pedro Trentin, a água está sendo distribuída para famílias que apresentam maior escassez de água em suas fontes, ou já não tinham mais para o consumo humano. Já as caixas para depósitos estão sendo instaladas em pontos estratégicos e também nas propriedades que apresentam maiores problemas.

Segundo o diretor geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Quilombo, Vilson Casagranda, a liberação do material foi viabilizado através da 32ª SDR de Quilombo como termo de concessão ao município. Lembra que além de União do Oeste, também os demais municípios da regional estão recebendo os auxílios.

Para o prefeito Everaldo Luis Casonatto, esse é um momento também dos poderes municipais, estaduais e federais estarem unidos para fortalecer as ações junto aos atingidos pela estiagem, principalmente os agricultores que estão sendo os mais prejudicados no momento. Destaca que em virtude da estiagem, na última sexta – feira (02) esteve juntamente com o vice – prefeito Celso Matiello e o secretário de agricultura Pedro Trentin, participando do evento na cidade de Abelardo Luz – SC, onde os municípios da região entregaram ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, pedidos e reivindicações para atender os atingidos com a estiagem. Segundo Casonatto, na pauta dos pedidos além das reivindicações para solucionar os problemas de imediato, também estão propostas para que recursos dos governos estadual e federal sejam investidos em projetos que venham dar estruturação às propriedades rurais, a fim de que estejam mais preparadas para as possíveis estiagens futuras.