Situação de estiagem se agrava em União do Oeste

Assim como vários municípios da região oeste de Santa Catarina, União do Oeste também vem sofrendo com os inúmeros prejuízos causados pela estiagem, entre elas a queda na produção agrícola e o comprometimento das pastagens para a bovinocultura de leite e de corte.

Segundo o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Pedro Trentin, conforme novos levantamentos feitos no início desta semana, as perdas apresentam o seguinte quadro em União do Oeste:
Cultura de Milho/Grãos: perda de 50%.
Cultura Milho/Silagem: perda de 60%
Produção de Leite: perda de 35%.
Cultura de Soja: perda de 70%.
Cultura de Fumo: perda de 20%.

Além das perdas nas culturas e atividades agrícolas, um dos grandes problemas que preocupa e vem dando transtornos é a falta de água para o consumo animal. Conforme o secretário Pedro, já são 23 propriedades que a prefeitura está auxiliando diariamente no trabalho de transporte e abastecimento de água, além do trabalho constante de máquinas em várias propriedades na busca de encontrar novos pontos de água.

Em viagem para a capital do país (Brasília) nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro, o prefeito em exercício Celso Matiello, juntamente com demais prefeitos da região, reforçou pedido de ajuda junto ao governo federal. Celso destaca a preocupação diante da estiagem, pois mesmo a Administração Municipal estar disponibilizando toda a estrutura para auxiliar os atingidos com a falta de água, não será o suficiente se a estiagem se prolongar por mais dias. "Preocupa-nos também é que não temos boas previsões para os próximos dias. Há possibilidades de chuvas, mas não o suficiente para aumentar as fontes e reservatórios. Além da falta de água e as perdas do momento, o comprometimento das pastagens de inverno poderá ocasionar grandes prejuízos também pela frente", comenta Matiello.